Rony Martins propõe CEV para apurar possíveis falhas no atendimento à saúde

 Rony Martins propõe CEV para apurar possíveis falhas no atendimento à saúde

Autor: Assessoria/ CMC

Danilo Bonifácio sob supervisão

No último dia 20/05, terça-feira, em sessão ordinária, foi aprovada a Comissão Especial de Vereadores (CEV), de autoria do vereador Rony Martins (PSD), com a finalidade de apurar possíveis falhas no fluxo de atendimento da saúde pública de Cubatão. “Pela constância que tenho observado no PS Central e PS Infantil, as enormes filas, situações que chocam e dificultam a fila da população”, ressaltou o parlamentar.

Durante a discussão, foi pontuada a dificuldade e a complexidade no processo de atendimento a pacientes de diversas faixas etárias - desde crianças de colo a idosos - com espera de mais de seis horas para o atendimento. O representante do PSD também comentou sobre o fator sistemático na atualização dos prontuários, seja em consulta pelo corpo médico ou nos pós-atendimentos, dando ênfase à extensão do tempo para o andamento do processo.

O conflito de informações que ocorre, a dúvida se estão cadastrados ou não nos sistemas de saúde foi um dos exemplos pontuados e que necessita de melhorias. “A cidade avançou em melhorias na questão física, mas ainda precisa melhorar na questão da humanização do atendimento” enfatizou o vereador Cleber do Cavaco (PSD).

O vereador Guilherme Amaral (PSD) ressaltou que, para além do andamento da CEV, as Câmaras Municipais e a União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) devem discutir a saúde com urgência e emergência e em âmbito metropolitano. “Não se pode querer resolver o problema de Cubatão sem resolver os das cidades adjacentes, pois dessa forma estaremos sempre, incessantemente, enxugando gelo”.

Com um prazo de 60 dias, a CEV pretende realizar um diagnóstico detalhado da situação atual como alternativas para o melhoramento do fluxo de atendimento à população.

Tribuna Popular

Precedendo a 16 ª sessão plenária, as representantes do grupo de apoio à adoção Sonho Possível, Djanira dos Santos Oliveira e Janete Diniz da Cruz, fizeram uso da Tribuna Popular para pedir visibilidade e conscientizar a população quanto à importância da causa da adoção.

O grupo, criado em 2019, possui um núcleo em Cubatão para dar apoio aos pretendentes à adoção não somente no município, mas em toda a região. “A gente faz o amor acontecer, a gente constrói esse sentimento, nosso desejo é criar famílias, vínculos”, declarou Janete.

O objetivo da instituição, de acordo com as representantes, é garantir que as adoções sejam feitas de forma legal, segura e para sempre, auxiliando na busca ativa de famílias para crianças fora do perfil: adoção interracial, a tardia e a de crianças especiais.

Reforçando o clamor à causa, as representantes fizeram um convite para a 2ª Caminhada da Adoção que acontecerá no próximo domingo, dia 25 de maio, às11h, em frente à Igreja São Francisco de Assis com destino à Praça Frei Damião, em Cubatão.