Por iniciativa de Roxinho, Câmara homenageia Associação Cultural Incena Brasil

Os parlamentares aprovaram hoje (10), em sessão plenária, moção de aplauso à Associação Cultural Incena Brasil, responsável pela realização da Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão. De iniciativa do vereador Fábio Roxinho (MDB), a homenagem se destina à entidade que promove, além do tradicional espetáculo no CSU - Parque do Trabalhador, oficinas de artes cênicas a jovens e adultos da cidade.

Na justificativa da moção, Roxinho menciona que a Encenação da Paixão de Cristo em Cubatão tem origem na década de 70 com um grupo de pessoas reunidos na Igreja Matriz, sob a liderança de Cônego Pedron. A partir de 2013, a Incena Brasil passou a assumir a realização do espetáculo, que se tornou uma tradição na cidade. A entidade é responsável também por cursos de interpretação, maquiagem, adereços cênicos, figurino, canto coral, dublagem, entre outros.

Na última edição do espetáculo, a narrativa da história mais popular do Ocidente foi contada pela ótica da figura de Maria. A partir das memórias de Maria, o nascimento, a infância, a ascendente trajetória de milagres e os momentos finais de seu filho marcaram as cenas da 52ª Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão. A direção geral foi de Juliana Sousa, tendo como assistente de direção, Fabiano Di Mello e produção executiva de Carla Vieira e Rose Vieira.

“Gostaria de agradecer o empenho e dedicação da Associação Cultural Incena Brasil que continua, apesar dos obstáculos encontrados ao longo do caminho, mantendo viva a tradição, contribuindo com a cultura e a geração de renda local”, ressaltou Roxinho. O parlamentar afirmou que o espetáculo, além de emocionar o público, é uma importante atração turística. Ele se comprometeu a lutar para que a entidade seja declarada de utilidade pública estadual, o que ajudaria muito na captação de recursos.

Sérgio Calçados (PSB) parabenizou o trabalho da Associação Cultural Incena Brasil e fez um paralelo com o espetáculo promovido em Nova Jerusalém, localizado no distrito de Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus, no estado de Pernambuco. O parlamentar disse que o evento, que tem incentivo do Poder Público, reúne milhares de espectadores e conta com a presença de atores famosos. “Cultura é conhecimento, arte empatia”, disse o vereador. Ele ainda se comprometeu em encaminhar parte de sua emenda impositiva para a entidade a fim de contribuir com a continuidade das atividades “Nós não podemos desistir”.

Tinho (Republicanos) fez coro aos colegas e ressaltou que a cultura promove desenvolvimento e geração de renda. Ele fez menção ao projeto de lei “Arte na cidade – Cubatão Mais Colorida”, de sua autoria, que tem o objetivo de incentivar o grafite ou outra expressão visual nos equipamentos públicos. O parlamentar disse que a sociedade deve promover toda e qualquer atividade cultural, que incentive crianças, adolescentes e jovens a se envolverem com as artes.