Por iniciativa de Wilson Pio, Câmara homenageia projeto “Um Toque de Cidadania”

Foto: Thyago Cesar

O vereador Wilson Pio (PSDB) apresentou ontem (29), em sessão plenária, moção de aplauso em homenagem à Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (Afaban) pela realização do Festival de Bandas do Projeto "Um Toque de Cidadania" que ocorreu no último dia 20 no Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega "Romerão". O evento, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, faz alusão ao Dia do Músico, celebrado em 22 de novembro.

Na moção de aplauso, Wilson Pio chama a atenção para o fato de que o projeto "Um Toque de Cidadania" se trata de uma manifestação artística, um conjunto de práticas sociais aprendidos por meio de vida em sociedade, sendo parte importante da cultura local. Para o vereador, a homenagem reconhece o valoroso trabalho desenvolvido pela Afaban na cidade, sob a liderança do maestro Luiz Carlos Ferreira de Araújo, presidente da entidade.

O vereador comentou que a emoção tomou conta do público que acompanhou o retorno do Festival após 15 anos de interrupção. Segundo Wilson Pio, uma das suas prioridades como parlamentar, desde que tomou posse em 2017, foi resgatar a tradição dos desfiles cívicos e das bandas e fanfarras na cidade. Ele agradeceu aos organizadores e ao Poder Executivo, por possibilitarem a realização do evento que se constitui como “símbolo do nosso município, pois através de suas apresentações, tem elevado e engrandecido o nome da nossa cidade, tornando-se orgulho para toda a população”.

Na moção de aplauso, Wilson Pio destacou que nove UMEs participaram do Festival: Padre José de Anchieta, Maria do Rosário, Dr. Luiz Pieruzzi Netto, Ulysses Guimarães, Rui Barbosa, Padre Manoel da Nóbrega, João Ramalho, Mário de Oliveira Moreira e a Usina Henry Borden. O parlamentar disse que o evento valoriza os talentos artísticos das escolas, além de ter um importante papel de inclusão social, ao retirar as crianças e jovens da ociosidade das ruas.

O Dia do Músico é em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica. Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota.