Praça Gylvia Vicentin Xavier: Câmara aprova projeto que homenageia falecida moradora do Casqueiro

Praça Gylvia Vicentin Xavier: Câmara aprova projeto que homenageia falecida moradora do Casqueiro

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Por Nicole Vasques

A Câmara aprovou ontem (04/11), em sessão ordinária, o Projeto de Lei Nº 98/2025, que denomina “Praça Gylvia Vicentin Xavier” a Praça Largo das Crianças, localizada no cruzamento da Rua Portugal com a Avenida Europa, no Jardim Casqueiro. De autoria de Marcinho (PSB), a iniciativa homenageia uma antiga moradora de mesmo nome que promovia ações sociais em sua comunidade e faleceu aos 88 anos, em setembro de 2023.

Gylvia nasceu em Leme, no estado de São Paulo, mas se mudou para Cubatão em 1973. Na cidade, teve quatro filhos com Jorge Manoel Lopes Xavier e se tornou membro atuante da Igreja São Judas Tadeu, no Jardim Casqueiro. A partir de então, destacou-se em atividades paroquiais e passou a desenvolver serviços à comunidade como voluntária no “Abrigo Cristão” e no Hospital Modelo, por exemplo.

Pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), Gylvia participou de jogos adaptados para a terceira idade e viajou para muitas cidades, o que lhe rendeu a conquista de medalhas nas modalidades de vôlei, basquete e outros esportes. Ainda em vida, recebeu homenagens na Câmara Municipal de Cubatão pela dedicação em defesa dos direitos dos idosos e do Dia Internacional da Mulher.

Para Marcinho, toda e qualquer homenagem será pequena diante das contribuições de Gylvia, reconhecida por ser exemplo de honestidade. "Quantas pessoas foram recuperadas por meio do trabalho da Dona Gylvia? Quantas pessoas foram assistidas?", perguntou o parlamentar. "Hoje, quando nós passarmos naquele espaço [praça], vamos lembrar da Dona Gylvia, que trabalhava para cuidar das crianças, dos jovens e da pessoa idosa", acrescentou ele.

Xuxa (PSDB) e Guilherme Amaral (PSD), que conhecem familiares de Gylvia, destacaram o mérito da honraria. Guilherme do Salão (PSB) também reforçou que a falecida moradora doou seu tempo à comunidade transmitindo amor ao próximo. "É um projeto de magnitude muito importante, uma homenagem a uma pessoa bem quista no Jardim Casqueiro e suas adjacências, onde deixou uma marca na família. E, lógico, plantou ótimas sementes", disse.

O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussões, sendo a última em caráter extraordinário, e agora segue para sanção ou veto do Poder Executivo. Para oficializar a homenagem, os parlamentares foram fotografados ao lado de familiares de Gylvia que estiveram presentes em plenário.