Praça na Vila Nova irá receber nome de líder comunitário "Toninho"
Danilo Bonifácio sob supervisão
Os parlamentares aprovaram, em sessão plenária, o projeto de lei nº 47/2025, de autoria do vereador Topete (PSD), que denomina uma praça no bairro da Vila Nova como “Manoel Antônio Neto (Toninho)”. A logradouro está localizada na esquina entre a Rua Cruzeiro do Sul e a Rua Sergipe. A homenagem tem o objetivo de reconhecer e valorizar a trajetória de vida de Toninho, que deixou um legado significativo para a comunidade cubatense, com destaque para seu trabalho e dedicação ao município.
Manoel Antônio Neto, mais conhecido como Toninho, nasceu em 1959, em Goiás, mas cresceu em Alagoas antes de se mudar para Cubatão em meados dos anos 60, em busca de melhores condições de vida. Formado técnico em edificações, Toninho trabalhou em diversos projetos importantes na cidade, como a construção de unidades básicas de saúde e centros educacionais. Também contribuiu com sua experiência nas áreas públicas, atuando na extinta Cursan e na Secretaria de Manutenção.
Além de sua carreira profissional, Toninho teve dois filhos, Bruno Antônio Braga Nobre e Brenno Antônio Nobre, junto a sua esposa, Noêmia Braga Nobre. Falecido em 4 de agosto de 2024, aos 65 anos, Toninho deixa um legado de trabalho, dedicação e amor pela cidade. Sua trajetória reflete não apenas a história de superação pessoal, mas também a dedicação ao crescimento e bem-estar de Cubatão e de seus habitantes.
A cidade de Cubatão passa a ter um espaço público que eterniza a memória de Toninho, celebrando sua contribuição ao município. O projeto reconhece a importância do cidadão e sua contribuição ao desenvolvimento local. O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussão, seguindo para a redação final e sanção do prefeito municipal.
Parentes e amigos de Manoel Antônio Neto (Toninho) estiveram presentes nas galerias do plenários durante a aprovação do projeto de lei.