Presidente da Câmara faz balanço de primeiro ano de gestão

Nesta entrevista de prestação de contas, o presidente da Câmara, Cléber do Cavaco (PL) faz um balanço da sua gestão neste ano. Ele fala sobre os desafios enfrentados, as medidas de economicidade implantadas, a reforma do prédio do Poder Legislativo, e o que a população pode esperar do parlamento para 2024.

1. Neste primeiro ano à frente do Legislativo Cubatense, como avalia a relação da Câmara com a Prefeitura?
PRESIDENTE - Avalio de forma muito positiva a harmonia entre os poderes que tem produzido avanços importantes em prol do munícipe.

2. Na sua opinião, a Câmara foi protagonista nos debates sobre os problemas da cidade? Quais foram os principais temas discutidos esse ano na Câmara?
PRESIDENTE - O que posso dizer é que todos os avanços obtidos até agora são frutos da união e harmonia da Casa de Leis, mesmo num ambiente de opiniões divergentes dentro de um mesmo tema, ao final venceu a democracia e a vontade da maioria que é soberana. Mesmo não podendo declarar voto por força do regimento, sempre procurei me posicionar sobre as demandas da cidade, ouvindo todos os lados.

3. Quais os principais problemas que foram intermediados pela Câmara neste ano?
PRESIDENTE - A Câmara tem o papel de ser o interlocutor entre o povo cubatense e o executivo. Tivemos inúmeras discussões aos quais poderíamos destacar assuntos de muita relevância como a pauta ligada aos servidores da educação ao qual aprovamos por unanimidade posição favorável a questão salarial, e também o plano diretor da cidade.

4. Quais as medidas de economicidade implantadas por sua gestão?
PRESIDENTE - Com o auxílio dos diretores Áureo Tupinambá e Rodrigo Dias, pequenos gestos fizeram muita diferença para que buscássemos uma administração financeira eficiente, como, por exemplo, a gestão dos carros da Casa Legislativa, e a adoção de outras medidas, que terão reflexo a longo prazo, como a instalação de equipamentos ecologicamente corretos como os painéis solares.

5. O que o cidadão cubatense pode esperar da Câmara em 2024?
PRESIDENTE - Vamos entregar uma nova Casa de Leis, moderna, funcional e acessível, que atenda de forma satisfatória a comunidade cubatense. Estou acompanhando de perto a reforma, e tenho certeza que essa nova infraestrutura trará, além de conforto, mais eficiência no atendimento, materiais de boa qualidade, readequação dos gabinetes, climatização, para que, assim, alcancemos excelência.

6. Qual é o valor que será devolvido ao Poder Executivo. Como a Câmara chegou nesse montante? Como espera que seja gasto esse valor?
PRESIDENTE - Fizemos ontem (28) a devolução de R$ 10.449.889,23 ao Poder Executivo. Mesmo com a reforma da Câmara - que naturalmente produziu mais gastos - pudemos encaminhar esses recursos à Prefeitura. Por isso, destaco, mais uma vez, a atuação responsável de nosso setor administrativo, que foi fundamental nesse processo.

7. Como aumentar a transparência da atuação parlamentar e dos processos internos da Câmara?
PRESIDENTE - Primeiramente, apostando no diálogo direto com o munícipe, ouvindo e respondendo suas demandas. Mesmo com a grande reforma em andamento na Casa, mantemos todas as sessões e audiências públicas de forma presencial (os eventos estão ocorrendo no auditório da Secretário Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável). Outra aspecto importante é investir mais na comunicação pública do parlamento, aumentando, assim, o alcance da TV Câmara Cubatão, de nossas redes sociais e do próprio site institucional do Legislativo, garantindo maior transparência às ações do parlamento.