Presidente da Câmara faz balanço de primeiro ano de gestão
Nesta entrevista de prestação de contas, o presidente da Câmara, o vereador Alexandre Mendes da Silva, o Topete (PSD), faz um balanço da sua gestão neste ano. Ele fala sobre os desafios enfrentados, as medidas de economicidade implantadas, a reforma do prédio do Poder Legislativo, e o que a população pode esperar do parlamento para 2026.
1. Neste primeiro ano à frente do Legislativo Cubatense, como avalia a relação da Câmara com a Prefeitura?
R:A relação foi muito boa. Sempre com diálogo, respeito e parceria. Câmara e Prefeitura caminharam juntas para resolver os problemas da cidade. O Prefeito Cesar procura sempre atender as solicitações do legislativo e de toda população.
2. Na sua opinião, a Câmara foi protagonista nos debates sobre os problemas da cidade? Quais foram os principais temas discutidos esse ano na Câmara?
R:Sim, foi protagonista. Discutimos saúde, infraestrutura, zeladoria, educação, mobilidade urbana e demandas dos bairros, teve de tudo um pouco, sempre pensando no melhor pra nossa população
3. Quais os principais problemas que foram intermediados pela Câmara neste ano?
R:Demandas da saúde, melhorias em unidades básicas, manutenção de vias, iluminação pública e pedidos da população dos bairros, pela quantidade de cev's deu pra perceber que os vereadores dessas legislatura estão empenhados em fazer o melhor pra nossa cidade.
4. Quais as medidas de economicidade implantadas por sua gestão?
R:Revisão de contratos e uso mais responsável dos recursos públicos, além das economias nas obras da câmara.
5. O que o cidadão cubatense pode esperar da Câmara em 2026?
R:Uma Câmara ainda mais próxima da população, atuante, responsável e comprometida com a cidade.
6. Qual é o valor que será devolvido ao Poder Executivo? Como a Câmara chegou nesse montante? Como espera que seja gasto esse valor?
R:Será devolvido mais de 20 milhões, um valor significativo economizado ao longo do ano. Chegamos a isso com planejamento e controle de gastos. Sei que o Prefeito e todos os Secretários farão uma boa gestão desse valor
7. Como aumentar a transparência da atuação parlamentar e dos processos internos da Câmara?
R:Atualmente a Câmara é bem transparente em relação aa atuação dos parlamentares, podemos seguir com as informações no site, transmissões ao vivo, acesso aos documentos e prestação de contas clara para a população, além das redes sociais que são alimentadas diariamente.
8. Qual é a expectativa de conclusão das obras na sede do Poder Legislativo?
R:A expectativa era entregar agora em janeiro, mas não foi possível, então o objetivo é concluir o quanto antes, e esperamos que seja entregue no começo de fevereiro.
9. Deixe uma mensagem à sociedade cubatense:
R:Quero agradecer a confiança da população e reafirmar que a Câmara está de portas abertas, trabalhando com responsabilidade e sempre pensando no melhor para Cubatão.