Presidente da Câmara homenageia aprendizes do CAMP Cubatão

Por iniciativa do presidente da Câmara, o vereador Cléber do Cavaco (PL), os patrulheiros do Centro de Aprendizagem Metódica e Prática “Mário dos Santos” - CAMP Cubatão foram homenageados na última terça (22), em sessão ordinária, pelo trabalho executado com responsabilidade dentro da Casa Legislativa. Na moção de aplauso, o parlamentar menciona que oportunizar o acesso do jovem ao mercado é uma das ações previstas na legislação municipal e que o Poder Legislativo tem contribuído para inserção de diversos deles no âmbito corporativo.

Cléber do Cavaco relembrou a sua passagem pelo CAMP e ressaltou a importância dos aprendizados adquiridos durante aquele período. O vereador comentou sobre a disciplina acerca do comportamento que eram exigidas para o recebimento do salário no final do mês e parabenizou Alex Ferreira, atual presidente do CAMP Cubatão e os aprendizes. Além disso, o presidente destacou que sua atuação como patrulheiro nos órgãos públicos do município foi determinante para a sua trajetória profissional.

Alessandro Oliveira (PL) ressaltou o trabalho desenvolvido pelo CAMP ao longo dos anos em Cubatão. Para o vereador, a organização é fundamental na construção e formação dos jovens e os critérios para admissão de um aprendiz são muito interessantes. O parlamentar ainda aconselhou a nova geração a seguir o caminho da honestidade e comentou que algumas figuras políticas deveriam também colocar em prática essa conduta.

Allan Matias (PSDB) também comentou sobre o orgulho que sente em ser um ex-aprendiz, em razão das oportunidades que recebeu após deixar a função. O parlamentar disse que, na época, ao finalizar o contrato com o CAMP, seu chefe o ajudou a conquistar uma vaga de emprego efetivo. Além de parabenizar, o vereador ainda afirmou aos jovens o privilégio que cada um possui pelas novas experiências no ambiente de trabalho.

Rodrigo Alemão (PSDB) aconselhou os jovens homenageados a acreditarem nos seus potenciais e a enfrentarem os desafios da vida com coragem. Para o parlamentar, os ensinamentos da instituição e dos familiares, fazem com que os patrulheiros trilhem uma brilhante trajetória profissional. O vereador também se colocou à disposição dos jovens e afirmou que eles são o futuro do país.

CAMP Cubatão

Fundado em 1º de setembro de 1971 pelo português Mário dos Santos e a colaboração de mais 60 figuras importantes do município, o CAMP, primeiramente denominado Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Cubatão, começou suas atividades baseando-se nas iniciativas promovidas pelo então Juiz de Direito da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, Marino da Costa Terra.

O intuito era o de tirar os jovens das ruas, dando-lhes uma nova oportunidade de formação cidadã. Logo, a Câmara Municipal de Cubatão deu crédito às intenções do CAMP e abriu espaço para que os patrulheiros pudessem colaborar com as atividades do Poder Legislativo. Passados alguns meses após a sua fundação, a Prefeitura Municipal e diversas empresas do setor privado foram somando esforços às promoções sociais defendidas pelos fundadores e associados do CAMP.

Com a implantação de leis que garantiram importantes direitos para os jovens brasileiros, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei da Aprendizagem (10.097/00), a Entidade foi se adequando às novas realidades sociais e tecnológicas e atualmente possui um excelente espaço e uma múltipla equipe, com capacidade para continuar oferecendo aos jovens e as famílias da cidade de Cubatão, o acesso às garantias necessárias para seu desenvolvimento pessoal. Tudo isso, graças aos esforços de inúmeras pessoas que não hesitaram em construir, no passado, um futuro de sucesso.