Quer conhecer a Câmara? Saiba como funciona o programa "A Casa É Sua"

A Câmara Municipal retomou as atividades do programa de visitação institucional “A Casa é Sua”, que tem o objetivo de contribuir com a construção de uma cidade mais cidadã e participativa. A iniciativa quer firmar uma política de aproximação com os alunos da rede pública e particular, bem como associações e entidades civis, a fim de mostrar como funciona o Poder Legislativo.

Durante a visita, os adolescentes e jovens poderão conversar com os vereadores acerca dos problemas na cidade. Os visitantes também assistirão a um vídeo institucional sobre cidadania, democracia e as atribuições de cada esfera de poder.

Como parte do roteiro, os alunos também conhecerão o Plenário, local onde ocorrem as votações dos projetos de lei e o Salão Afonso Schmidt, onde se encontram as galerias dos constituintes e presidentes. Além disso, o programa realiza uma eleição simulada para mesa diretora em que os estudantes são estimulados a debater propostas para a cidade.

Segundo Michel Carvalho, chefe dos serviços de Comunicação Social e responsável pelo programa, “A Casa é Sua” além de aproximar a população cubatense do parlamento municipal, tem a missão de despertar o senso crítico, a cidadania, a promoção dos valores democráticos e o engajamento cívico nos adolescentes e jovens do município. O servidor legislativo ainda ressalta que o programa, voltado para o ensino fundamental II e médio, estimula a educação cidadã e o letramento político.

As associações, entidades, instituições e as escolas públicas e particulares que tiverem interesse em participar do programa, podem agendar as visitas com o Setor de Comunicação, pelos telefones (13) 3362-1356 e (13) 3362-1357 ou pelo e-mail: comunicacao@cubatao.sp.leg.br