Programa da Câmara de Cubatão é destaque em Conferência Nacional de Comunicação

Foto: Thyago Cesar

O programa institucional “A Casa É Sua” da Câmara Municipal de Cubatão foi destaque da IX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil), realizada no Centro de Formação e Pesquisa do Serviço Social do Comércio (CPF-SESC) de São Paulo. O trabalho intitulado “O programa ‘A Casa É Sua’ do parlamento cubatense: apontamentos sobre comunicação pública e letramento político” foi apresentado na última quinta (8), dentro do Grupo de Trabalho (GT) Comunicação e Juventudes, pelo chefe de serviços de Comunicação Social da Câmara de Cubatão, o jornalista Michel Carvalho.

Durante a apresentação do trabalho, o servidor público da Câmara explicou que o “A Casa É Sua” busca aproximar os jovens do Poder Legislativo, promovendo experiências de cidadania ativa, que tanto elevam o conhecimento sobre como o Poder Público se organiza quanto estimulam o empoderamento e o protagonismo juvenil. Carvalho destacou que a iniciativa do parlamento cubatense vai além do que se imagina de um programa institucional de visitação, uma vez que o programa se preocupa em proporcionar momentos de diálogo e de participação entre os estudantes da rede particular e pública de Cubatão.

O jornalista também apresentou alguns números relativos à avaliação dos participantes do “A Casa É Sua” neste ano. Quando questionados sobre se “as informações apresentadas durante a visita foram importantes”, 96% dos jovens responderam positivamente. Sobre qual momento da atividade os estudantes mais gostaram, 68% indicaram que foi a eleição simulada, em que o grupo elege simbolicamente a mesa diretora da Câmara por um dia. Outra questão que chama a atenção é que 84% dos participantes acreditam que o “A Casa É Sua” pode ajudar a combater a desinformação sobre o Legislativo Municipal.

O professor Flávio Santana, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que coordenou o GT Comunicação e Juventudes, elogiou a iniciativa da Câmara de Cubatão e disse que o programa institucional deveria servir de modelo para outros parlamentos municipais. O docente comentou que a ideia de “letramento político”, presente nos objetivos do “A Casa É Sua”, é importante para se pensar numa comunicação transformadora, capaz de intervir na realidade dos jovens.

O Pensacom Brasil é uma realização da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e o CPF-SESC. Neste ano, o tema geral da conferência foi “Independência, Cultura e Comunicação: olhares contemporâneos”. A realização do evento contou com o apoio da Fapesp, Cátedra em Comunicação e Informação Intercom José Marques de Melo e da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e para a Cultura. O Pensacom Brasil reuniu pesquisadores científicos, profissionais de comunicação, gestores públicos e universitários de todo o país.