Projeto de lei aprovado visa a valorização de pessoas com TEA no mercado de trabalho

Os parlamentares aprovaram ontem (22), em sessão extraordinária, o projeto de lei N° 103/2022, de autoria do vereador Rodrigo Alemão (PSDB), que dispõe sobre a instituição do selo “Empresa Amiga dos Autistas”. O objetivo da matéria é valorizar e incentivar a inclusão do cidadão com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mercado de trabalho.

Na justificativa do projeto, o parlamentar explica que a inserção de pessoas autistas no mercado de trabalho necessita de algumas adaptações, no entanto, os colaboradores têm de ser conscientes acerca da convivência nas atividades rotineiras.

Rodrigo Alemão ressaltou que infelizmente a atual sociedade é muito discriminatória. Para o vereador, a inclusão de pessoas com TEA no âmbito corporativo é um passo importante para dissipar o preconceito. O parlamentar ainda mencionou que pelo fato de Cubatão ter muitas empresas e indústrias, pode ser tornar referência nessa questão.

Sérgio Calçados (PSB) mencionou que foi procurado por um jovem com a deficiência, pelo interesse que o garoto tinha em ser inserido no mercado e por querer aplicar o conhecimento que possui na área da tecnologia da informação. Além disso, o vereador salientou a importância do projeto de lei no município e disse que como legislador deve se colocar no lugar das pessoas com TEA.

PL N° 15/2023

Na sessão, o projeto de Lei N° 15/2023, que declara a Associação Sonho e Esperança (ASP) de utilidade pública também foi aprovado pelos vereadores. De acordo com a justificativa, a ASP já atendeu mais de 10.000 pessoas em Cubatão e tem como foco principal a atenção básica na área da saúde desde 2017.

O vereador Marcos Roberto, o Tinho (Republicanos), parabenizou o trabalho realizado pela enfermeira Sira da Silva na coordenação da ASP. O parlamentar ressaltou as tarefas na prevenção de doenças executadas pela entidade nos bairros do município. Para o vereador, o projeto de lei irá viabilizar maiores condições para novos planos da associação.