Projeto que destina assentos para pessoas com obesidade avançada é aprovado

Os parlamentares aprovaram ontem (19), durante sessão ordinária, o projeto de lei N° 31/2021, de autoria do vereador Rodrigo Alemão (PSDB), que tem como objetivo tornar obrigatória a reserva de 5% dos assentos às pessoas com grau de obesidade avançada e mórbida em cinemas, teatros, restaurantes, instituições de ensino e financeiras em Cubatão. A matéria foi aprovada em primeira discussão e retorna ao plenário para votação na próxima sessão (26).

Rodrigo Alemão disse que a iniciativa garante dignidade às pessoas obesidade avançada. “Trata-se de uma doença crônica, que afeta a saúde física e mental das pessoas. O projeto quer melhorar a vida das pessoas. Sei que não resolve o problema, mas é o começo para amenizar um pouco a situação das pessoas obesas”. O parlamentar ressaltou que o Poder Executivo precisa elaborar políticas públicas para a prevenção da obesidade, ofertando atendimento especializado e acompanhamento psicológico.

Pela projeto de lei aprovado, a pessoa será considerada obesa se possuir índice de massa corporal (IMC) acima de 30. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2020, seis em cada dez brasileiros apresentam excesso de peso. Isso significa que, aproximadamente, 96 milhões de pessoas estão acima do peso no país. Na população adulta, a taxa de pessoas acima do peso subiu de 12,2% para 26,8%. Já a taxa de pessoas com excesso de peso subiu de 43,3% para 61,7%.

Moção

Guilherme do Salão (PROS) apresentou uma moção de aplauso ao trabalho desenvolvido pela Associação Atlética Cem Compromisso (AACC), fundada em 14 de outubro de 2002, na Ilha Caraguatá. A entidade foi criada pelos moradores do bairro e, segundo o vereador, "cultiva a prática do futebol como um agente que ajuda na socialização de jogadores e integrantes do projeto”.