Projeto que promove orientação profissional nas escolas municipais é aprovado

Os parlamentares aprovaram em sessão plenária, realizada na última terça (9), o projeto de lei nº 71/2021, de autoria do vereador Allan Matias (PSDB), que institui a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais. A iniciativa tem como objetivo auxiliar adolescentes e jovens a ingressarem no mercado de trabalho, ensinando, por exemplo, como elaborar um currículo e como se comportar durante uma entrevista de emprego.

O vereador lembrou o período em que era aluno do ensino médio e o seu professor de química na época compartilhava com alunos as experiências de seu dia profissional. “Meu professor era petroleiro e conversava conosco sobre o cotidiano do seu trabalho. Isso me chamou a atenção e me fez optar pela química como minha primeira profissão”.

O parlamentar quer levar essa experiência de aconselhamento aos alunos da rede municipal de ensino, pois segundo ele, essa Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego, com a realização de feiras, palestras e cursos irão contribuir para a formação dos estudantes. Allan Matias ressaltou, na justificativa do projeto, que a iniciativa será realizada em parceria com empresas, secretaria municipal de Emprego e Desenvolvimento, secretaria municipal de Educação, Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC) e outras instituições.

O vereador ainda ressaltou que o projeto, além de instruir e auxiliar, pretende “acender a chama do mercado de trabalho, além de dar uma diretriz para onde ele queira ir, como fazer um curso técnico ou uma faculdade de uma determinada área, pois os jovens e adolescentes são o que mais sofrem com o desemprego”. A pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu que o país tem 14,8 milhões de desempregados, o que representa 14,7% da população economicamente ativa. Mas esse índice é ainda maior entre os mais jovens. Na faixa etária de 14 a 17 anos, 46% estão em busca de trabalho. E, de 18 a 24 anos, o desemprego afeta 31% das pessoas.

O referido projeto retorna ao plenário da câmara na próxima terça (16/11), para votação em segunda discussão.

Moção de Aplauso

O vereador Topete (PSD) apresentou Moção de Aplauso, durante a sessão plenária, em homenagem ao fotografo Thiago da Cunha Pereira pela recente indicação ao Prêmio Internacional Lente de Ouro, como Fotógrafo Revelação de 2021, pela Inspiration Photographer na categoria Portrait.