Rafael Tucla solicita troca de caixas d’água das escolas municipais

Por Leonardo Cruz sob supervisão

O vereador Rafael Tucla (PP), durante sessão ordinária, ocorrida hoje (3), apresentou um requerimento, solicitando a substituição das caixas d’água de amianto das unidades municipais de ensino (UME’s) e cobrou que, análises fossem realizadas para testar a qualidade química e microbiológica da água, consumida também em outros próprios públicos da cidade. Segundo o parlamentar, após a evidência dos fatos durante as fiscalizações in loco, a qualidade da água das escolas é duvidosa e é de extrema urgência que as trocas sejam feitas.

No requerimento, Tucla menciona que as UME’s possuem filtros de água vencidos há anos e que diversas mães relataram, pelas redes sociais, que seus filhos contraíram doenças, possivelmente, após consumirem a água contaminada das escolas. Além disso, o vereador também cita que o material de amianto das caixas d’água é altamente cancerígeno e pediu o monitoramento e notificações de alteração na qualidade da água para o consumo.

Para Rafael Tucla, o alto índice de cobre no sangue das crianças, relatado pelas mães, não é proveniente da água consumida dentro de casa. O parlamentar disse que encontrou caixas d’água abertas infectadas por baratas, pedaços de ferro e resquícios de amianto. O vereador ainda ressaltou que o Poder Público, além de ter conhecimento da situação, deve agir com responsabilidade para segurança da saúde dos alunos.

Guilherme do Salão (PROS) mencionou que os filtros das escolas não possuem mostruários de indicação para manutenção. O vereador comentou que ficou surpreso ao se deparar com tampas de concreto lacrando as cisternas. O parlamentar ainda destacou que a saúde dos alunos está sendo colocada em risco e ressaltou que é necessário registrar por lives os fatos ocorridos dentro das UME’s.

Para Alessandro Oliveira (PL), a preocupação com os alunos da rede municipal deve estar acima dos interesses políticos. O vereador comentou que esteve in loco nas escolas e o cheiro da água consumida era desagradável. O parlamentar também ressaltou que, se houver mais casos de crianças contaminadas, a culpa é do parlamento cubatense.

Rodrigo Alemão (PSDB) sugeriu que, pela gravidade do caso, caberia a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigação. Além disso, o parlamentar reiterou que, as providências só irão ser tomadas, quando um fato pior acontecer e que só assim a população terá conhecimento das ações do Poder Legislativo.