Reformas nas escolas e retorno das aulas serão foco de comissão

Foto: Rodrigo Palassi (CMC)

Os parlamentares aprovaram ontem (29), durante a sessão ordinária, a implantação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhar o processo de retomada das aulas na rede de ensino de Cubatão, verificando as medidas de adequação física nas escolas municipais para a volta de alunos, professores e de outros profissionais da educação nesse cenário de pandemia. A iniciativa é de Alessandro Oliveira (PL) e tem o objetivo de fiscalizar a execução de reformas e reparos nas unidades de ensino.

Na justificativa de abertura da CEV, o vereador menciona que os alunos estão sofrendo grandes prejuízos com a interrupção do ensino presencial na rede municipal. No entanto, como acentua o parlamentar, com o avanço do Programa de Imunização contra a Covid-19, que inclui os profissionais de educação nos grupos prioritários, a tendência natural é o retorno gradual dos alunos às unidades de educação.

Alessandro Oliveira destaca que o retorno das aulas será um avanço, mas existe uma grande preocupação em relação à estrutura física das escolas e creches, que estão há mais de um ano fechadas, sendo que a maioria delas precisa de reparos. “Estive com o prefeito e pedi para que as emendas impositivas voltem para que possamos investir. Esses recursos tem um destino e precisamos investir, tanto na reforma das escolas, quanto na atenção básica de saúde”, defendeu o vereador.

Rodrigo Alemão (PSDB) elogiou a iniciativa do vereador do PL e reforçou a necessidade de adaptações no ambiente escolar. “Nesse pós-pandemia, nada vai ser igual como antes. Por isso, nós, a população, a secretaria de saúde e o Poder Executivo devemos nos unir e fazer o que a população precisa; temos que estar unidos em prol desse objetivo comum”, concluiu o vereador.

Já Fábio Roxinho (MDB) comentou que vem realizando visitas às UMEs e que a situação é grave na maioria delas. Ele disse que o Executivo Municipal havia prometido reformar todas as unidades de ensino de Cubatão, mas somente a UME Nossa Senhora de Fátima recebeu reparos, que foram feitos pela iniciativa privada. Rafael Tucla (Progressistas) corroborou com o colega do MDB e sugeriu que seu requerimento rejeitado pelo plenário, que solicitava à Prefeitura a devolução dos recursos referentes emendas impositivas ao Legislativo, fosse reconsiderado pelos pares para que pudesse ser utilizado nas reformas das escolas municipais.

Doação de Sangue
Durante a ordem do dia, os vereadores aprovaram o projeto de lei Nº 34/21, de autoria de Alessandro Oliveira, que propõe a criação do Cadastro Municipal de Doadores Voluntários de Sangue. Conforme mensagem explicativa do parlamentar, o cadastro tem o objetivo principal de facilitar o contato entre os doadores e quem buscar por este tipo de doação. Isto tornará a busca mais célere e eficiente.

Alessandro Oliveira explica que a motivação para apresentar o PL foi verificar inúmeros pedidos de doação de sangue em redes sociais, TVs e rádios entre outras formas. O cadastro passaria a ser uma forma de concentrar o maior número de doadores, tornando-se uma referência para buscar este tipo de doação.

Segundo o projeto, a Secretaria Municipal de Saúde ‘deverá manter os cadastros sempre atualizados, constando o nome, endereço residencial e profissional, com telefone para o contato dos doadores voluntários de sangue, e outros dados que se fizerem necessários’.

A matéria também prevê ‘a realização de campanhas específicas e mutirões visando incentivar as doações de sangue e o incremento do Cadastro Municipal de Doadores Voluntários de Sangue no Município’. O projeto de lei foi aprovado em primeira discussão.

Cadeq
O vereador Alessandro Oliveira também apresentou uma moção de aplauso aos 20 anos do Centro de Apoio, Qualificação e Desenvolvimento (CADEQ), que atendeu mais de 6 mil dependentes químicos nesse período e deu suporte psicológico aos seus familiares nesse momento difícil.

“O mais importante é a sobriedade, a satisfação de poder fazer algo pelo próximo. Só quem sabe é quem passa, é quem tem a dor e o sofrimento que é. Deus me deu a oportunidade de estar aqui hoje celebrando 23 anos de sobriedade”, ressaltou Alessandro Oliveira.

O parlamentar destacou o suporte que a entidade oferece aos dependentes químicos e familiares. “O Cadeq entendeu que era necessário acolher, direcionar e acompanhar não só o dependente, mas a família que é quem mais sofre. Isso mata mais que muitas doenças e o Cadeq mostra que existe vida após as drogas”, concluiu o vereador.