Regularização de acesso à Ilha Caraguatá será objeto de Comissão de Vereadores

A Câmara aprovou hoje (26) a criação da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que pretende tratar junto às autoridades competentes sobre a regularização do acesso para o bairro Ilha Caraguatá pela Rodovia Imigrantes. A iniciativa é de Guilherme do Salão (PROS) e tem o objetivo de reabrir os trabalhos da comissão criada no ano passado. “Queremos buscar respostas e novos encaminhamentos para esse problema”, disse o parlamentar.

Há mais de 20 anos os moradores da Ilha Caraguatá buscam solucionar os problemas de acesso ao bairro, sendo que ainda hoje a entrada ao local é improvisada, tendo sido aberta pela própria população, uma vez que a reivindicação não era atendida pelo poder público. Como o acesso é “clandestino”, não há sinalização no local, o que aumenta o risco de acidentes para os motoristas no trecho, situado entre os km 62 e 63 da Rodovia dos Imigrantes.

Durante os trabalhos da comissão, criada no ano passado, os parlamentares solicitaram todos os processos abertos no Poder Executivo para regularizar o acesso junto à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Rodrigo Alemão (PSDB) ressaltou que esse pleito da comunidade da Ilha Caraguatá se arrasta há anos. Ele lembrou que em 2001, quando seu pai, o vereador Alemão, ex-presidente da Câmara, apresentava indicações e requerimentos para solicitar a construção desse acesso ao bairro. O parlamentar disse que esse imbróglio, que penaliza a população local, é resultado de um “jogo de empurra empurra” entre a Ecovias, concessionária do sistema Anchieta Imigrantes, e a administração municipal. “Precisamos de uma resposta definitiva”, alertou Rodrigo Alemão.

Memória
Em agosto de 2004, um pedido da Artesp à Ecovias fechou a entrada. A ação provocou a reação da comunidade do bairro. O grande medo era, assim como ainda é, de que com o fechamento a população ficasse isolada, já que a Ilha Caraguatá possui apenas uma entrada.

CEI do AVCB
Os parlamentares também aprovaram a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) a fim de averiguar a ausência de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nos equipamentos públicos e imóveis alugados pela Prefeitura de Cubatão. A CEI é de iniciativa do vereador Guilherme do Salão (PROS) e será composta por cinco integrantes.