Relatório final de CEV aponta que casas não serão removidas na Ilha Caraguatá

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que tratou do processo de remoção de famílias residentes na rua Cubatão, no Bairro Ilha Caraguatá, apresentou ontem (24), durante sessão plenária, o relatório final dos trabalhos. O grupo, presidido por Guilherme do Salão (PROS), promoveu reuniões com representantes do Executivo Municipal, do governo do estado de São Paulo e com moradores locais para discutir os desdobramentos da implantação do canal de drenagem do Conjunto Habitacional Cubatão “K”. No documento, os parlamentares garantiram que, a partir das tratativas com as diferentes autoridades, as casas da referida localidade não serão removidas.

Guilherme do Salão afirmou que a remoção das famílias da Ilha Caraguatá teve autorização da própria prefeitura. O parlamentar disse que o governo não foi transparente em relação às obras do Conjunto Habitacional Cubatão “K”. Para o vereador, não houve diálogo entre o Executivo Municipal, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e a população local. Ele também criticou os secretários municipais por não prestarem esclarecimentos durante as reuniões da CEV.

O vereador do PROS comentou que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação não tinha ciência de que as casas a serem removidas eram de alvenaria, algumas com mais de 30 anos de existência, e que os moradores pagavam integralmente as contas de energia elétrica e água. “O governo do estado pensava que eram palafitas”, disse Guilherme do Salão, que afirmou que esses munícipes possuem cadastros na prefeitura e na própria CDHU.

O relatório final da CEV menciona que os vereadores continuarão acompanhando o desenvolvimento da questão, mesmo com a garantia do governo do estado de suspender a remoção das moradias. No documento, os parlamentares informam que solicitarão que a CDHU disponibilize os documentos da vistoria e do projeto da obra. A comissão também pedirá cópias dos documentos referentes à alteração do traçado das obras para os órgãos estaduais.