Representante da Sabesp detalha projeto de abastecimento e esgoto para o Vale Verde

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discute ações para a normalização do fornecimento de água nos bairros Vale Verde, Pilões e Cota 200 se reuniu hoje (31) com representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Prefeitura. O encontro foi conduzido pelo presidente da CEV, Sérgio Calçados (PSB), que explicou que o objetivo da comissão é entender como os moradores locais serão impactados pelo novo contrato de abastecimento de água firmado entre o Poder Executivo e a Sabesp.

O secretário de Meio Ambiente, Halan Clemente, comentou que a ausência de algumas obras impedia que a Sabesp passasse a assumir o fornecimento de água no Vale Verde, mas que, graças a um estudo técnico e um aporte de aproximadamente de R$ 30 milhões, os projetos estruturais viabilizarão o sistema de fornecimento por parte da empresa. Clemente disse que pretende incluir também o Pilões na programação das obras, que têm previsão para serem concluídas em 2025.

Juarez Pereira de Sá, gerente da unidade de Cubatão da Sabesp, afirmou que o Vale Verde faz parte do novo plano de saneamento da empresa. Ele explicou que as obras atravessarão a Vila Esperança, a fim de a água chegue ao bairro vizinho. Segundo o gestor, será feito um edital e o início das obras está programado para o segundo semestre deste ano, com previsão de até um ano para a implementação do novo sistema. A ideia é possibilitar primeiramente o abastecimento de água e depois o esgoto. Os hidrômetros serão instalados sem custos para os moradores.

Ao final, Sérgio Calçados avaliou que a CEV cumpriu seus propósitos e disse que confia na capacidade dos profissionais envolvidos nesses projetos. O parlamentar ressaltou que a decisão entre ficar ou sair da cidade passa por oferecer melhores de vida para os munícipes, como o fornecimento de água e o tratamento do esgoto.