Rodrigo Alemão solicita instalação de duas subprefeituras na cidade

O vereador Rodrigo Alemão (PSDB) solicitou ontem (4), em sessão plenária, a criação de duas subprefeituras no município, dividindo-se a cidade em dois territórios/macrorregiões. O objetivo da proposta, segundo o parlamentar, é tornar a gestão dos serviços de zeladoria mais eficiente, descentralizada e próxima da população.

No requerimento, Rodrigo Alemão ressalta que as subprefeituras nasceram com o intuito de criar um canal mais próximo e direito entre a administração municipal e a população local. De acordo com o vereador, essa organização possibilitaria que os territórios administrativos tivessem mais autonomia e poder de decisão, priorizando, assim, sempre as demandas locais de uma subprefeitura.

O parlamentar disse que a manutenção de vias e equipamentos públicos em Cubatão é precária. “A cidade tem plenas condições financeira, orçamentária e administrativa para a proposta das subprefeituras”, ressaltou Rodrigo Alemão. Ele explicou que o subprefeito é um gestor público que não pode ser candidato a cargo eletivo.

Segundo o vereador, a principal função de uma subprefeitura é realizar ações de zeladoria urbana, como recapeamento de ruas e avenidas, limpeza de córregos, troca de uma lâmpada quebrada de um poste, entre outros serviços. O parlamentar destacou que a cidade de São Paulo foi pioneira na implantação das subprefeituras no ano de 2002 e a partir daí vários outros municípios seguiram o mesmo caminho, como Santos e São Vicente.

“Vários bairros de nossa cidade são afastados do centro, dificultando que os habitantes mantenham contato próximo com a administração municipal, o que dificulta o acesso aos serviços públicos”, mencionou Rodrigo Alemão no requerimento.

Alessandro Oliveira (PL) criticou o governo e disse que não existe nenhum planejamento para executar um bom trabalho. “Que momento caótico que a cidade vive”, lamentou o vereador. Ele ainda questionou sobre as obras que estão sendo executadas na cidade que, de acordo com o vereador, seriam para “encantar os olhos das pessoas”.

Segundo Guilherme Salão (PROS), hoje o vereador encaminha ofício e não ter resposta do Poder Executivo. “Pedimos esclarecimentos para a população. No entanto, a prefeitura prevarica no repasse de informações públicas”. Além disso, o parlamentar comentou que existem obras sendo executadas na cidade em que os trabalhadores não utilizam equipamento de proteção individual (EPI).

TEA

Rodrigo Alemão solicitou ao Poder Executivo que verifique se a Lei Municipal Nº 4.114/2021, de sua autoria, que dispõe sobre o prazo de validade do laudo pericial que atesta Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Cubatão está sendo cumprida, como determinado na legislação.