Rony do Bar apresenta moção de aplauso a personalidades negras de Cubatão

O vereador Rony do Bar (PSD) apresentou ontem (21), em sessão plenária, moção de aplauso a três personalidades que promoveram os esportes e a cultura negra e a atividade física em Cubatão. O parlamentar prestou homenagem póstuma a Judas Tadeu de Souza, Edson Adão de Souza (o “Nego Edi”) e Omar Donizete da Silva (o “Bola”), que faleceram recentemente. Rony do Bar destacou o Dia da Dia da Consciência Negra, celebrado no último 20. “A data nos lembra a importância da cultura negra na construção da identidade brasileira, bem como chama a atenção para a necessidade de abordar o tema em diferentes esferas da sociedade”, escreveu Rony do Bar no texto da moção.

O parlamentar do PSD recordou que Judas Tadeu de Souza, falecido em 26 de maio de 2021, participou nos anos 80 da Big Black Show, banda pioneira do funk soul em Cubatão. O grupo, segundo o vereador, era referência na Baixada Santista com apresentações em grandes eventos promovidos pelas equipes Zimbábue e Chique Show.

Já Edson Adão de Souza, falecido em 16 de abril de 2023, foi presidente do time de várzea Palmeirinhas nos anos 90e um dos fundadores do R3 Projeto Social de Futebol. De acordo com o parlamentar, o “Nego Edi” trabalhou por trinta anos no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) e se destacava na comunidade fazendo transporte de munícipes para a realização de procedimentos médicos em outras cidades. Ele ainda foi fundador do grupo Simplicidade do Samba e membro do Grupo Papo de Samba e Resenha, que ainda hoje participa de diversos eventos não só em Cubatão como em toda a Baixada Santista.

Por último, Rony do Bar relembrou de Omar Donizete da Silva, falecido em 13 de novembro de 2021, um dos fundadores do R3 Projeto Social de Futebol e técnico do EC Madureira, time de várzea de Cubatão. Para o vereador, “Bola” sempre foi atuante no esporte da cidade e batalhou muito para a realização da Liga Cubatense de Futebol e de diversos torneios na várzea.

“Gostaria de ter feito essa homenagem quando eles estavam vivos. Em um curto espaço de tempo, perdi esses três grandes amigos, de grande importância na minha vida. Um aprendizado que fica é que devemos homenagear as pessoas em vida. Depois pode ser tarde demais”, ressaltou Rony do Bar. Os familiares dos homenageados estiveram presentes na sessão plenária.

Destaque em Mostra do Ministério da Saúde

O vereador Alessandro Oliveira (PL) apresentou moção de aplauso às servidoras Celeide Silva, funcionária aposentada da Secretaria de Assistência Social, Alexandra Azevedo, chefe do Serviço de Informação e Educação em Saúde e Glenda Cristina, técnica em enfermagem. Elas apresentaram o projeto "Monitoramento Vacinal COVID-19 em Pessoas Vivendo com HIV/AIDS" na Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi), que aconteceu de 7 a 10 de novembro em Brasília, organizado pelo Ministério da Saúde. O evento busca divulgar as práticas exitosas dos serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a Saúde Pública.