Roxinho cobra descumprimento do programa “Ilumina Cubatão”

Por Leonardo Cruz sob supervisão

O vereador Fábio Roxinho (MDB), apresentou um requerimento, em sessão ordinária, ocorrida hoje (26), para cobrar os motivos pelo qual o calendário do programa “Ilumina Cubatão” não foi cumprido. De acordo com o documento, atualmente, o município ainda continua com a iluminação precária, os moradores pagando o custeio e sem saber onde solicitar o reparo para substituição das lâmpadas.

No requerimento, Roxinho cita que, no dia 14 de janeiro de 2022, na cerimônia ocorrida no bairro Vila Nova, o programa “Ilumina Cubatão” foi lançado pelo governo municipal, que previa a substituição da iluminação pública do município por 5 mil luminárias de tecnologia de LED, no prazo máximo de 11 meses. No documento, o vereador ainda explica que, de acordo com a cronologia definida pela secretaria de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, o bairro Vila São José seria o próximo a receber os benefícios do programa.

Segundo Fábio Roxinho, todo parlamento cubatense, recebe frequentemente, cobranças de moradores e comerciantes sobre a iluminação pública. O vereador ressaltou que as demandas não são atendidas por ligações nem via email e falta esclarecimento se a responsabilidade é da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) ou da administração municipal. Além disso, o parlamentar ainda comentou que as ruas dos bairros da cidade possuem apenas metade da iluminação de LED.

Alessandro Oliveira (PL) mencionou que, na cerimônia de lançamento do programa, o chefe do Poder Executivo disse que Cubatão seria semelhante à cidade americana Las Vegas. O vereador sugeriu aos colegas do parlamento que fossem até a prestadora para questionarem os responsáveis acerca da ordem de serviço e planejamento das instalações de LED. Para o parlamentar, as substituições das luminárias é feita em algumas ruas, em razão de negociações políticas.

Sérgio Calçados (PSB) ressaltou que iluminação pública é assunto pautado entre o desgoverno do município. Segundo o parlamentar, os funcionários da prestadora contratada ficaram, durante um ano, sem trabalhar e recebendo o salário pago pelos contribuintes. O vereador também comentou que as ações da administração municipal são movidas por favoritismo.

Para Guilherme do Salão (PROS) os materiais comprados para substituir as luminárias de LED são de baixa qualidade. O parlamentar comentou que falta organização entre as secretarias de Obras e Manutenção na gestão dos contratos de iluminação pública. Segundo o vereador, há nove meses, munícipes esperam pela troca da nova iluminação.