Roxinho homenageia cubatense vencedor do Câmera Educação 2023

O estudante Luiz Cleyton dos Santos Marques foi homenageado, na última terça (11) em sessão ordinária, por iniciativa do vereador Fábio Roxinho (MDB). Na moção de aplauso, o parlamentar destaca que o aluno do 9° ano da escola Zenon Cleantes de Moura, foi o vencedor na categoria “Voto Popular” com mais de 84.434 votos do projeto Câmera Educação 2023 da TV Tribuna. A redação do jovem foi escolhida com o tema “A Política Por Trás da Evasão Escolar” e será uma das reportagens nos telejornais diários da emissora.

Segundo a moção, a redação de Luiz foi selecionada entre 48 textos dos demais alunos participantes da escola. O estudante foi incentivado por toda direção escolar e pela professora Geovana Ponciano a estar na 18ª edição do projeto que valoriza a educação regional. O jovem de 14 anos e seus pais Rosana Maria e José Luiz são moradores da cidade, no bairro Fabril.

Fábio Roxinho parabenizou o jovem pelo potencial e toda a equipe da escola que apoiou o aluno no projeto. Segundo o vereador, a educação na Fabril foi afetada recentemente pelo fechamento da UME Alagoas. O parlamentar ainda informou que um projeto de lei foi protocolado, por sua conta, que institui a política municipal de prevenção ao abandono e a evasão escolar e que o intuito é diminuir cada vez mais a desigualdade social e com isso, os estudantes tenham oportunidades de se qualificar para o futuro.

O Câmera Educação, é um tradicional projeto da TV Tribuna, que promove a interatividade e integração entre a afiliada da Rede Globo e alunos, professores e escolas da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

Leia um trecho da redação de Luiz Cleyton , com o tema oficial  “Evasão Escolar. Por que ela acontece?”:

“A Política Por Trás da Evasão Escolar

A evasão escolar, também conhecida como desistência escolar, é um fenômeno que ocorre quando o estudante abandona os estudos antes da conclusão do ciclo escolar. Infelizmente, este é um problema que afeta tanto o Brasil quanto outros países do mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2020 a taxa de abandono escolar no Ensino Médio no Brasil foi de 6,8%, enquanto a taxa de evasão escolar no Ensino Fundamental foi de 1,9%. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estima que cerca de 263 milhões de crianças e jovens em todo o mundo estão fora da escola.

As principais causas da desistência escolar no Brasil, e no mundo, são diversas e complexas. Entre elas, destacam-se a pobreza, o trabalho infantil, o casamento precoce, a discriminação de gênero, a falta de infraestrutura escolar e a falta de incentivo à educação. Além disso, muitos estudantes abandonam escola por não se identificarem com o modelo educacional oferecido ou por problemas familiares e psicológicos.

As consequências da desistência escolar são preocupantes, tanto para o indivíduo, quanto para a sociedade como um todo. A falta de educação pode limitar as oportunidades de emprego, prejudicar o desenvolvimento pessoal e profissional, aumentar a vulnerabilidade à violência e à exploração, e contribuir para a perpetuação da desigualdade social. Além disso, a evasão escolar pode afetar negativamente a economia do País, já que a falta de mão de obra qualificada pode comprometer o desenvolvimento econômico e a competitividade global.”