Roxinho solicita a criação de Parque Tecnológico em Cubatão

O vereador Fábio Roxinho (MDB) solicitou ontem (25), durante a 9ª sessão ordinária, ao Poder Executivo a criação de um Parque Tecnológico na cidade. Segundo o parlamentar, o equipamento público será um importante instrumento de promoção da ciência, tecnologia e inovação. Roxinho também apresentou uma moção de aplauso aos alunos e professores do SESI Cubatão pelo desempenho na última edição das Olimpíadas Brasileiras de Robótica.

Roxinho explicou que os parques tecnológicos são espaços que oferecem a oportunidade de as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral). “O futuro pós-pandemia é tecnológico e precisamos preparar a cidade e nossos trabalhadores para esse momento”, ressaltou o vereador.

O parlamentar também comentou que a tecnologia vem reconfigurando o mundo do emprego, com isso, alguns, alguns postos de trabalho estão desaparecendo nos últimos anos, o que exige o permanente aperfeiçoamento dos trabalhadores.

“Precisamos preparar todos para o mercado de trabalho. Estamos a 60km da capital, temos a margem do Porto de Santos, temos tudo, mas precisamos tirar isso do papel, reinventar a cidade”, enfatizou Roxinho.

Moção
Roxinho apresentou moção de aplauso aos alunos, professores do curso de Programação e Robótica e à direção do SESI Cubatão pelo desempenho na última edição das Olimpíadas Brasileiras de Robótica.

Os estudantes do 1º ao 5º ano conquistaram a medalha de ouro, já os alunos do 6º ao 9º ano alcançaram o bronze na competição. “Em tempos difíceis de pandemia, onde o ensino remoto gera uma dificuldade e o presencial sofreu alterações, ver os filhos dessa terra conquistarem prêmios, além de orgulho para todos, são um exemplo para todos nós”, ressaltou o vereador do MDB.

UME Martin Afonso
O vereador ainda comentou a decisão da Justiça de Cubatão de suspender a demolição do EE Martin Afonso de Souza, localizada no Jardim Nova República. O Judiciário quer antes que a Prefeitura apresente o projeto executivo da construção da nova unidade, realize a licitação para a contratação de empresas para demolição e construção e demonstre a existência de dotação orçamentária para construir a nova escola, conforme solicitou o Ministério Público.

Ordem do Dia
Durante a ordem do dia, os parlamentares aprovaram o projeto de Lei Nº 19/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera a legislação que dispõe sobre a composição, estruturação, competências e funcionamento do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA).

Os vereadores ainda aprovaram o projeto de lei Nº 20/2021, de iniciativa da administração municipal, que modifica a legislação que dispõe sobre o Conselho Municipal de Saneamento Ambiental.

As matérias receberam dois votos contrários: Rafael Tucla (Progressistas) e Roxinho. Elas foram aprovadas em primeira e segunda discussões, sendo a última em regime extraordinário. Os projetos de lei seguem agora para a sanção do prefeito municipal.