Saúde, mobilidade urbana, emprego e inclusão social: o que foi pauta na Tribuna Popular em 2025

Saúde, mobilidade urbana, emprego e inclusão social: o que foi pauta na Tribuna Popular em 2025

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Ao longo de 2025, a Câmara Municipal deu voz a assuntos de grande interesse social. Por meio da Tribuna Popular, munícipes chamaram a atenção para temas que incluem saúde, mobilidade urbana, inclusão social e empregabilidade. Em 2026, o Legislativo Cubatense quer ser palco de mais discussões de interesse coletivo, fomentando, ainda mais, a pluralidade de ideias. Participe desse espaço popular, contribua para a democracia.

Confira abaixo os participantes da Tribuna Popular no último ano:

Em Maio, Abelardo Sampaio, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef) fez uso do espaço para chamar a atenção à causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No mesmo mês, Djanira dos Santos Oliveira e Janete Diniz da Cruz, representantes do grupo de apoio à adoção Sonho Possível, fizeram uso do espaço para pedir visibilidade e conscientizar a população quanto à importância da causa da adoção.

Já em junho, a procuradora municipal Paula Ravanelli utilizou o mecanismo e pediu por uma Baixada Santista mais justa, inclusiva, resiliente e democrática. Representando o IV Fórum Social da Baixada Santista e o fórum Uma Outra Baixada Santista é Possível, Paula entregou ao presidente da Casa, o vereador Topete (PSD), uma Carta Compromisso contendo um plano de ação popular que é, segundo ela, resultado de 22 atividades autogeridas, de escuta ativa da população e de acúmulo de experiências e saberes dos territórios.

Na mesma ocasião, Carlos Gilberto de Freitas, economista e ex-secretário municipal, também alertou sobre a situação da área do Ecopátio, a antiga Vila Parisi, alvo de uma batalha judicial envolvendo a Prefeitura e a União.

No mês de dezembro de 2025, a munícipe Maria Aparecida Pacheco fez uso da Tribuna Popular para colocar em pauta uma reflexão sobre a qualificação profissional e a empregabilidade de pessoas com deficiência, além daquelas que têm mais de 50 anos, em Cubatão. Ela, que é CEO da Associação dos Deficientes de Cubatão, também chamou a atenção para a importância de valorizar o Polo Industrial da cidade por meio da união entre a indústria, o Poder Público e a sociedade civil.

Por fim, ainda no último mês de 2025, o munícipe Paulo de Souza Libório Júnior cobrou a entrega do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Cubatão, que, segundo pontuou, é uma promessa do Governo do Estado de São Paulo. Além desse tema, o morador abordou os impactos das obras da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes e disse esperar que a obra contribua para o fim do trânsito na cidade.

O que é a Tribuna Popular

Estabelecida pela Resolução N° 2.851, de 28 de dezembro de 2016, a Tribuna Popular é um mecanismo de participação criado pelo Legislativo Cubatense. Por meio dele, os munícipes têm espaço para apresentar críticas, sugestões e comentários sobre temas de interesse coletivo no plenário da Câmara.

A participação acontece sempre antes do início da primeira e da terceira sessões ordinárias do mês. A duração máxima é dez minutos, isto é, o munícipe terá esse período para manifestar suas ideias e reflexões diante dos vereadores e da sociedade civil.

Como participar

Para fazer uso do espaço, o cidadão interessado deve apresentar requerimento, por escrito, à Mesa Diretora da Câmara, entregue no setor de protocolo da Casa de Leis, com antecedência mínima de cinco dias da data requerida.

No requerimento, é necessário informar qualificação pessoal, o segmento ou organismo da sociedade civil que o munícipe representa e o assunto a ser tratado. O documento também deverá ser subscrito por, no mínimo, cinco outros cidadãos, devidamente qualificados.

Mais informações sobre o projeto Tribuna Popular podem ser obtidas pelo telefone (13) 3362-1000.