Semana Municipal do Primeiro Emprego em Cubatão é aprovada pela Câmara

Semana Municipal do Primeiro Emprego em Cubatão é aprovada pela Câmara

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Por Nicole Vasques

A Câmara aprovou, em sessão ordinária realizada ontem (26/08), o Projeto de Lei (PL) Nº 66/2025, que institui em Cubatão a Semana Municipal do Primeiro Emprego. De autoria de Ronaldo da Comissão (PSD), a iniciativa visa promover orientação aos jovens cubatenses sobre emprego e mercado de trabalho.

De acordo com a justificativa, a Semana Municipal do Primeiro Emprego será comemorada anualmente a partir do dia 24 de abril. A ideia é promover palestras, cursos e orientações aos jovens sobre o primeiro emprego, carteira de trabalho, noções de empreendedorismo, testes vocacionais e elaboração de currículo.

Ronaldo afirmou que é necessário incentivar a contratação de profissionais sem maior experiência, destacando para os empregadores que os jovens profissionais podem acrescentar muito ao mercado. "E dar oportunidade para aqueles que já são qualificados, mas não têm a oportunidade de conseguir o primeiro emprego", acrescentou o representante do PSD.

Tinho (PSD) elogiou a iniciativa afirmando que os parlamentares sempre debatem esse tema durante as sessões. "Eu entendo que a Secretaria de Indústria e Comércio teria que ter um cadastro desses jovens que se formam. Que [eles] saiam do Camp [Centro de Aprendizagem Metódica e Prática], que saiam da escola técnica, que saiam dos cursos profissionalizantes e se cadastrem na Secretaria para que possam ser inseridos", disse Tinho.

Carioca (PSDB) ressaltou que é difícil conseguir um primeiro emprego porque os empregadores exigem experiência de quem decidem contratar. "Você estuda, estuda, estuda, aí você se forma. Cadê o emprego? Você precisa ter experiência? Se a Secretaria de Indústria e Comércio, que é obrigação dela, não abrir o caminho, não ter um cadastro, não buscar contato com as empresas para que seja dada a oportunidade do primeiro emprego, isso nunca vai acontecer", afirmou o vereador.

Xuxa (PSDB) fez coro à fala dos colegas parlamentares destacando que, atualmente, existe muita dificuldade para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. Jair do Bar (PSDB), por sua vez, destacou que esses munícipes se deparam com a ausência de vagas após deixarem instituições como o Camp. "Precisa ser mais valorizada essa área de atender os jovens", ressaltou Jair.

Para o desenvolvimento da Semana Municipal do Primeiro Emprego, poderão ser convidadas entidades sociais, empresas, escolas de ensino profissional, entre outras instituições.

O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussões, sendo a última em caráter extraordinário. Agora, segue para análise do Poder Executivo para posterior sanção ou veto.