Seminário de Desenvolvimento Econômico discute alternativas para o turismo de Cubatão
A Câmara de Cubatão promoveu na última sexta (22) o I Seminário de Desenvolvimento Econômico através do Turismo. O vereador Batoré (Agir), presidente da Comissão Permanente de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude do Legislativo, conduziu as discussões do evento e disse que o objetivo do encontro foi discutir estratégias e oportunidades para o segmento. A mesa dos trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: o prefeito municipal César da Silva Nascimento; o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD); o secretário de Turismo de Cubatão, Elias Silva; o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Daniel Ravanelli Louzada; a coordenadora do curso de Bacharelado em Turismo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Cubatão, Valéria Luiza Pereira Fedrizzi.
Paulo Corrêa Júnior, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), ressaltou que hoje o turismo representa 10% do PIB paulista, mesmo sem contar com os investimentos vultosos, por exemplo, do petróleo. Ao analisar os impactos econômicos, sociais e culturais do segmento, o deputado destaca: “apostar nessa vocação é apostar no futuro do Estado”. O parlamentar ainda destacou que Cubatão, como município de interesse turístico (MIT), recebe aproximadamente 700 mil reais por ano em investimentos para infraestrutura turística.
O prefeito César Nascimento comentou que não devemos esquecer o passado de Cubatão, mas é preciso reconhecer todo avanço feito em termos de recuperação ambiental e potencial turístico. O chefe do Executivo Municipal ressaltou que é necessário que governo, iniciativa privada e profissionais do setor se unam para construir uma agenda comum, com a criação de novos roteiros e de um corredor gastronômico na cidade. O prefeito ainda fez questão de parabenizar o trabalho feito pela Guerra Trips, que atua na formação de jovens cubatenses como guias de turismo e de trilhas ecológicas.
A professora Valéria Luiza destacou o trabalho realizado pelo Grupo de Pesquisa TULIPA – Observatório de Turismo do Litoral Paulista, sediado no Campus Cubatão. O núcleo atua nas áreas do turismo regional, educação em turismo, tecnologias e desenvolvimento regional. Depois da participação da docente, as estudantes Carina Ucci de Menezes e Maria Gabriela Serafim da Silva, orientadas pelo Aristides Faria de Lopes dos Santos, apresentaram o trabalho “Tecnologia aplicada ao Ecoturismo: desenvolvimento de aplicativo para o Parque Caminhos do Mar”, que tem o objetivo de contribuir para melhorar a experiência turística e promover a acessibilidade em trilhas autoguiadas.
Durante o Seminário, o chefe do serviço de Turismo, Edson Carlos da Silva, apresentou uma minuta de um projeto de lei que estabelece o Sistema de Turismo de Cubatão. Em seguida, o público pode encaminhar suas demandas à mesa dos trabalhos. Batoré comentou que irá propor uma alteração na Lei Orgânica do Município (Resolução N° 1.558 de 13 de dezembro de 1991), a fim de criar a Comissão Permanente Turismo e Economia Criativa no âmbito do Legislativo Municipal. O vereador também se comprometeu a apoiar as sugestões feitas pelos profissionais do setor e pelos estudantes de turismo do IFSP.
O I Seminário de Desenvolvimento Econômico através do Turismo foi uma realização da Câmara de Cubatão em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo.