Sérgio Calçados pede construção de ossários e melhorias no Cemitério Municipal

O vereador Sérgio Calçados (PSB) solicitou ontem (25), em sessão plenária, ao Poder Executivo que determine a construção de ossários no Cemitério Municipal. Na sugestão, o parlamentar menciona que esses nichos poderiam ser adquiridos pelas famílias que demonstrarem interesse em armazenar os restos mortais de seus parentes.

Em sua justificativa, o parlamentar do PSB lembra que, por iniciativa do Decreto Nº 7.793, de 11 de maio de 1999, ficaram suspensas por tempo indeterminado, a perpetuação, prorrogação ou venda de campas, gavetas ou ossários existentes no Cemitério Municipal, sob a alegação de que a cidade não dispõe de outro equipamento público dessa natureza. O vereador também menciona que o Decreto Nº 8.016, de 27 de outubro de 2000, excluiu tal proibição para os ossários, permanecendo o impedimento para os demais casos.

Sérgio explica que passaram-se 44 anos e os prefeitos que administraram Cubatão não conseguiram ampliar atender a essa demanda natural diante do aumento populacional do município. Segundo o parlamentar, atualmente, após três anos do sepultamento, os restos mortais são exumados e colocados no ossário geral, sendo que para crianças esse tempo é de apenas dois anos. “Essa situação desagrada e causa transtorno aos munícipes que desejam adquirir uma campa ou gaveta no Cemitério Municipal para cultuar seus entes queridos”, argumentou o vereador.

No requerimento, Sérgio sugere uma reforma ampla no Cemitério Municipal, de modo que o local passe a contar com 4.240 ossários, sem considerar o espaço existente entre o jazigo 31 e o muro do Corpo dos Bombeiros. No documento aprovado em plenário, o parlamentar traz uma série de sugestões de locais que podem receber a construção de novas gavetas.

“Entendo que após a reforma e construção dessas gavetas de ossários, poderia haver disponibilidade para aquisição das mesmas pela comunidade, como alternativa, já que não existem mais campas e gavetas disponíveis no Cemitério Municipal”, ressalta o parlamentar. Ele ainda pede a construção de novas salas de velório, visto que hoje existem apenas três; e a instalação de um cantina, uma vez que o equipamento público fica numa área distante do centro e dos demais bairros.