Sérgio Calçados pede volta das regionais para agilizar serviço de manutenção

O vereador Sérgio Calçados (PSB) solicitou ontem (31) ao Poder Executivo a volta das Regionais no âmbito da administração municipal a fim de descentralizar as atividades de manutenção urbana. Segundo o parlamentar, o pedido, feito durante a sessão ordinária, é uma tentativa para dar celeridade aos serviços de limpeza, pintura de meio fio, reparos de calçadas, poda de árvore e manutenção nos equipamentos públicos.

Sérgio Calçados comentou que os vereadores recebem diariamente inúmeras reclamações dos moradores de diferentes bairros da cidade, de pequenos reparos a serviços mais complexos. O parlamentar disse que essas demandas são de responsabilidade da secretaria municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos (SEMUSP), que hoje se encontra sobrecarregada, não conseguindo atender todos as solicitações dos munícipes nem apresentar um cronograma de reformas.

O parlamentar lembrou que as Regionais foram implantadas na cidade durante a gestão do ex-prefeito Nei Serra, executando desde reparos simples até reformas que exigiam mais tempo, desafogando a SEMUSP. Para Sérgio Calçados, a volta das Regionais pode melhorar os serviços de manutenção urbana da cidade, evitando a centralização das demandas pela pasta.

“É uma discussão antiga o retorno das regionais”, comentou Sérgio Calçados. Ele afirmou que é um crítico ferrenho da SEMUSP, mesmo entendendo que a pasta trabalha hoje com um número reduzido de colaboradores e sem equipamentos suficientes para atender adequadamente todos os bairros da cidade.

Rodrigo Alemão (PSDB) também defendeu a descentralização dos serviços de manutenção a fim de obter maior eficiência. Ele ressaltou que no passado a estrutura das regionais funcionou e que a atual gestão deve realizar estudos técnicos para verificar a viabilidade e a formatação jurídica mais adequada para a volta das Regionais.

Já Rafael Tucla (Progressistas) afirmou que entende a solicitação de Sérgio Calçados, mas discorda da proposta, uma vez que, segundo ele, Cubatão é uma cidade pequena em termos territoriais e que não demandaria a criação de uma nova estrutura administrativa, com uma sede em cada bairro. “É um custo desnecessário”, criticou o parlamentar que apontou o setor de licitações como um dos entraves para a falta de manutenção urbana na cidade. Ele ainda comentou que nem 10% das indicações elaboradas pelos parlamentares são atendidas pela SEMUSP.

Outros requerimentos
Sérgio Calçados também apresentou requerimento à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo a fim de que os moradores locais sejam incluídos como guias oficiais regulamentados do roteiro turístico da cachoeira Lagoa Azul, dentro do programa Serra do Mar. Segundo o parlamentar, esses trabalhadores estão sendo proibidos pela Polícia Florestal de atuarem na região, o que impacta no sustento de suas famílias, que dependem dessa renda. Ele ressaltou que os guias costumam levar mensalmente aproximadamente cem pessoas para visitação da cachoeira. A Lagoa Azul é hoje um dos pontos turísticos mais frequentados da cidade.

O vereador do PSB ainda solicitou ao Executivo Municipal que promova ações coordenadas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika.