Servidor da Câmara é homenageado por aliar esporte e solidariedade

Os parlamentares homenagearam ontem (08/02) o servidor legislativo Alexandre Sartorato, que é conhecido por ser o único homem a completar uma Volta ao Mundo correndo uma ultramaratona por dia. Em 2007, ele correu 10.300km em 116 dias, atravessando 20 países, em cinco continentes, (foram entre 90km e 130km por dia). Sartorato, que é chefe da Divisão Legislativa da Câmara, se dedica a enfrentar desafios em nome de causas sociais. A iniciativa da homenagem foi do vereador Rodrigo Alemão (PSDB), que apresentou a moção de aplauso durante a sessão plenária.

Em 2003, Sartorato atravessou do Oiapoque ao Chuí, percorrendo 5.330 km em 61 dias, (correndo entre 80km e 120km por dia), para ajudar a divulgar o Movimento Amanhã sem Câncer – do Instituto Nacional de Câncer. Já a Volta ao Mundo teve o objetivo de divulgar a SOS Kinderdorf International e a Campanha do Cristo Redentor como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Em dezembro de 2020, o ultramaratonista correu entre Cananéia e Paraty, cerca de 580 km, para divulgar o Natal Solidário.

No ano passado, Sartorato se propôs a correr uma ultramaratona por dia na esteira, em sua residência em prol de trinta entidades beneficentes. Na oportunidade, o atleta conseguiu fazer mais de mil quilômetros durante o desafio, e correu o equivalente a 228 horas. O desafio, que foi transmitido ao vivo nas redes sociais, divulgou o trabalho de grupos e associações que desenvolvem importantes trabalhos sociais, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Central Única das Favelas (CUFA), Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) e o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão, entre outras entidades.

Rodrigo Alemão comentou que Sartorato contraria o ditado popular que fala que “santo de casa não faz milagre”. O parlamentar enalteceu os feitos do servidor dentro e fora da Câmara. “Ele mostra que todos podemos fazer um pouco mais", disse o vereador, que acrescentou ainda que o ultramaratonista supera a dor e o cansaço em favor do próximo. Guilherme do Salão (PROS) , além de exaltar o gesto solidário de Sartorato como atleta, fez questão de destacar a atuação do servidor no dia a dia do parlamento cubatense. "Essa moção ainda é pouco para você e sua equipe".

Alexandre Sartorato é servidor da Câmara Municipal de Cubatão desde 1991.