Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne especialistas na Câmara

Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne especialistas na Câmara

Foto: Rodrigo Palassi

A Comissão de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude (CELTJ) da Câmara promoveu na última sexta (04/04), no plenário do Legislativo, o 1º Simpósio sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) de Cubatão, com o objetivo de discutir a implantação de políticas públicas voltadas a crianças e adultos neurodivergentes. O evento foi presidido pelo vereador, Batoré (Agir), presidente da CELTJ, e contou com a presença da neuropsicopedagoga Viviane Macedo, e o primeiro parlamentar autista do Brasil, Jorjinho Mota, da Câmara de Guarulhos. Durante o encontro, os especialistas ressaltaram a importância do diagnóstico precoce e da inclusão das pessoas com TEA na sociedade.

Na abertura do Simpósio, Batoré destacou o lema “A inclusão começa com coração”, reforçando seu compromisso de trabalhar pela causa das pessoas com TEA na Câmara Municipal. O parlamentar sublinhou que vem aprendendo com as mães e pais atípicos sobre a necessidade de lutar por ações governamentais que garantam serviços públicos de qualidade a esse segmento. Já Danielle Souza, secretária municipal de Educação, compartilhou sua experiência de vinte anos na área e ressaltou que é preciso um equilíbrio entre técnica e afeto ao trabalhar com a educação inclusiva.

Viviane Macedo chamou a atenção para temas cruciais para a inclusão da pessoa com deficiência, como entender cada estágio do indivíduo. A neuropsicopedagoga também ressaltou que o autismo deve ser tratado com seriedade ao longo de todo o ano, e não apenas no mês de abril. "O autismo precisa ser visto e falado todos os dias", afirmou. Ela acrescentou que as mães atípicas precisam de suporte para lidar com os diferentes desafios impostos pela condição de seus filhos. 

Jorjinho Mota compartilhou sua trajetória pessoal, revelando seu diagnóstico de TEA, o qual descobriu por meio de seu filho, Théo Jorge. Ele falou sobre a evolução de sua compreensão da vida com o transtorno, mencionando sua formação em Arquitetura e Urbanismo e seu esforço constante nos estudos. Mota também denunciou o preconceito que muitos pais ainda nutrem em relação aos filhos com deficiência, tratando-os como “defeituosos”. O parlamentar de Guarulhos destacou que “Não temos defeito. Nossa maior qualidade é a sinceridade. Vocês não vão encontrar um autista que não seja sincero”.

O evento enfatizou a importância de, mesmo com uma equipe reduzida, iniciar o trabalho conhecendo as necessidades da comunidade, buscando parcerias e envolvendo tanto as famílias quanto os serviços públicos na inclusão de pessoas com TEA. O simpósio foi uma importante iniciativa para promover a reflexão sobre a inclusão e a valorização das pessoas com TEA, chamando atenção para a necessidade de mais ações concretas e um olhar mais humanizado para essa causa. 

Participaram também do Simpósio o presidente da Câmara, o vereador Topete (PSD) e os parlamentares Guilherme do Salão (PSB), Marcinho (PSB), Xuxa (PSDB), Ronaldo da Comissão (PSD), Carioca (PSDB), Guilherme Amaral (PSD) e Afonsinho. A secretária municipal de Educação, Danielle Souza, representou o prefeito César Nascimento no evento.