Sindicato dos Professores Municipais apresenta pauta de reivindicações aos vereadores

Durante a suspensão da sessão plenária de ontem (16), os vereadores se reuniram com representantes do Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (SindPMC). Os educadores apresentaram a pauta de reivindicações da categoria e a campanha salarial 2022 aos parlamentares.

De posse do último relatório de gestão fiscal, os professores alegam que o gasto com a folha de pagamento caiu de 52,59% em 2017 para 31,11%), ao mesmo tempo, a receita corrente líquida do município segue alta (R$ 1,01 bilhão). Os representantes do SindPMC comentaram que o professorado vem sofrendo com perdas superiores a 17%, além do fim do Cartão do Servidor, diminuição do abono de férias de 100% para 50%, aumento do desconto do vale transporte de 1% para 6% e aumento de dois pontos percentuais na contribuição previdenciária.

Entre as reivindicações da categoria, estão: recomposição das perdas salariais dos últimos anos de 17,08%; retorno do pagamento do abono de férias em 100%; eliminação da contrapartida do servidor no vale refeição, vale alimentação e vale transporte; aumento do VR para R$ 42,75 (gasto médio para almoço na região); aumento do vale alimentação para R$ 673,45 (valor da cesta básica ideal de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese - para setembro de 2021). O SindPMC ainda pede equiparação salarial das professores de Ensino Infantil com o nível F10 e a eliminação da multa para o retorno dos servidores que deixaram a assistência médica após estudo atuarial que deve ser aberto imediatamente.

O vereador Fábio Roxinho (MDB) comentou que desde 2017 os professores municipais vêm sofrendo com perdas inflacionárias, além de os vales refeição e alimentação estarem cada vez mais defasados. O parlamentar defendeu que o Poder Executivo abra negociação com a categoria, como as cidades vizinhas estão fazendo. “Praia Grande está 9,32% de recomposição, Santos 7,11%, São Vicente quase 10% e Cubatão até agora nada”, afirmou Roxinho.

O líder de governo, o vereador Alessandro Oliveira (PL), se comprometeu a agendar um encontro com o Poder Executivo para cobrar a inclusão de reposição inflacionária do funcionalismo municipal na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.