Sobrecarga na Saúde de Cubatão ganha destaque em CEV de Rony Martins

Sobrecarga na Saúde de Cubatão ganha destaque em CEV de Rony Martins

Autor: Danilo Bonifácio/CMC

Danilo Bonifácio sob supervisão

A Comissão Especial de Vereadores (CEV), de autoria do vereador Rony Martins (PSD), que averigua as possíveis falhas no atendimento dentro do sistema de saúde no município de Cubatão, reuniu-se na última quinta (14/08) para discutir o assunto. O encontro contou com a participação do secretário de Saúde, Márcio Luiz Amorim de Oliveira; da chefe do serviço de plantão de Enfermagem, Deise Aparecida; da chefe de divisão da Unidade de Pronto Atendimento, Juliara Thiago Lucas; do chefe de serviço de enfermagem, Jucelino Pereira de Souza e representantes do Instituto Alpha.

Na ocasião, o vereador Rony Martins questionou a frequente falta de vagas e cobrou explicações. “É um absurdo termos pacientes precisando de vaga e ainda existirem leitos vazios. Vamos cobrar esclarecimentos formais a respeito”, destacou o parlamentar. Rony também perguntou sobre a existência de uma sala de emergência da Ecovias, concessionária responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes, para atendimento nas estradas. Márcio, por sua vez, informou que o contrato de concessão com o Estado não prevê essa instalação, apenas a autorização para utilização de alguns equipamentos e cadeiras de rodas, que permanecem sob domínio do Governo e são distribuídos por toda a região mediante demanda.

Em relação aos apontamentos feitos pelos representantes da UPA e da empresa Alpha sobre as falhas no sistema de informática, a Alpha explicou que o problema está no painel de exibição. O secretário pontuou que o suporte é prestado pela empresa Maestro e que venceu uma licitação voltada à implantação de um sistema integrado de saúde na cidade.

Diante disso, será emitido um relatório para o Tribunal de Contas do Estado e enviado um ofício à pasta da Saúde pedindo informações detalhadas sobre a ocupação dos leitos.