Solenidade exalta legado de Afonso Schmidt e homenageia profissionais da cultura

A Câmara de Cubatão realizou ontem (29/06) a Sessão Solene Comemorativa a 48ª Semana Afonso Schmidt, que reconhece o legado artístico e intelectual do mais conhecido filho cubatense. A solenidade teve como oradora oficial a presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social “Afonso Schmidt” (IDESAS), a educadora Ednalva da Silva Leal Torres, mais conhecida como Nalva Leal. Durante a Sessão Solene, três personalidades do campo cultural da cidade receberam a Medalha Afonso Schmidt.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Cléber do Cavaco (PL) e contou na mesa dos trabalhos com a presença do oradora oficial, o secretário de turismo, Fabrício Lopes, representando o prefeito municipal Ademário Oliveira. Os parlamentares Alessandro Oliveira (PL), Sérgio dos Calçados (PSB), Roxinho (MDB) e Guilherme do Salão (PROS) também estiveram presentes na Sessão Solene.

No discurso de agradecimento, Nalva, que é servidora municipal aposentada e contadora de histórias, lembrou que por vinte anos trabalhou no Cantinho da Leitura “Faz de Conta”, que funcionava no Parque Anilinas. Naquele espaço, a presidente do IDESAS ressaltou que inúmeras crianças e adolescentes foram apresentados a escritores brasileiros e estrangeiros. O estímulo à leitura é uma das missões de Nalva ao longo de sua trajetória profissional. “Foram anos de dedicação compartilhando afetos e conquistando corações”.

A solenidade também marcou o lançamento da reedição do livro ‘Bom Tempo’ (1956), escrito por Afonso Schmidt. A obra que narra a fascinante saga do dramaturgo em suas viagens à Europa e retrata o início de sua vida como escritor e jornalista após seu retorno. Sua autobiografia é escrita de maneira divertida e repleta de aventuras, proporcionando ao leitor um retrato autêntico do Brasil e do mundo no início do século passado. “Fazer sua obra conhecida é a melhor maneira de homenageá-lo”, destacou a presidente do IDESAS.

A solenidade ainda reservou a entrega da Medalha Afonso Schmidt a profissionais da cultura de Cubatão. São eles: Camila Gouveia Batista Costa (bailarina e professora de dança), Rose Claudia da Costa Vieira (presidente do Incena Brasil) e Jean Ange Luciano (artista plástico), representado na Sessão Solene pelo historiador e escritor Wellington Borges.

Aldo Schmidt, filho do maior escritor cubatense, participou da solenidade por meio de um vídeo. Ele exaltou a ligação do pai com a cidade e destacou o papel do IDESAS na difusão da obra schmidtiana.

IDESAS

O IDESAS nasceu em 9 de maio de 2002 sob a denominação de Sociedade Amigos da Biblioteca e Arquivo Histórico de Cubatão. A entidade realizou ao longo dos anos inúmeros projetos culturais. Em 2017, a entidade alterou seus estatutos criando um instrumento que permitisse uma maior possibilidade de atuação no município de Cubatão e em todo território nacional. O nome da entidade foi alterado para Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social Afonso Schmidt com o intuito de homenagear o grande escritor cubatense e valorizar sua vasta obra por meio da publicação de seus livros, realização de encontros e oficinas educacionais e culturais.

A reedição do livro “Bom Tempo” faz parte do projeto “Revisitando as Obras de Schmidt”, promovido pelo IDESAS. Essa iniciativa foi viabilizada graças aos recursos provenientes de emendas parlamentares dos vereadores Rodrigo Alemão (PSDB) e Sérgio Calçados.

História

Premiado pela União Brasileira de Escritores, membro da Academia Paulista de Letras e vencedor do Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano, Afonso Schmidt (1890-1964) tem uma trajetória notória como autor dos romances 'Zanzalá', 'A Locomotiva: a Outra Face da Revolução de 1932', 'A Marcha: Romance da Abolição', 'Colônia Cecília', 'O Romance de Paulo Eiró', 'São Paulo de Meus Amores', entre outros.

O jornalista, romancista e poeta brasileiro Afonso Schmidt nasceu no dia 29 de junho de 1890, na cidade de Cubatão. A veia literária de Afonso Schmidt se fez presente desde a juventude. Filho de João Afonso Schmidt e de Odila Brunckenn Schmidt, o escritor morreu em São Paulo, no dia 3 de abril de 1964, aos 73 anos.