Solenidade exalta legado de Afonso Schmidt e homenageia setor cultural da cidade

Foto: Michel Carvalho

A Câmara de Cubatão realizou ontem (30/06) a Sessão Solene Comemorativa a 47ª Semana Afonso Schmidt, que reconhece o legado artístico e intelectual do mais conhecido filho cubatense. A solenidade teve como orador oficial o escritor Eric Vianna, líder regional da Igreja Bola de Neve na Baixada Santista. Durante a Sessão Solene, as bancadas com representação na Câmara farão a outorga da Medalha Afonso Schmidt a personalidades artísticas e culturais da cidade.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Wilson Pio (PSDB) e contou na mesa dos trabalhos com a presença do orador oficial, o secretário de governo, Cesar Nascimento, representando o prefeito municipal Ademário Oliveira; e o sobrinho neto de Afonso Schmidt, o servidor Raphael Catelli Pedron.

“Nós inspiramos na obra de Deus”, disse o escritor Eric Vianna, ao comentar sobre sua produção literária. O religioso ressaltou que se sentia honrado ao ser homenageado numa solenidade que reconhece o legado de seu filho mais ilustre: Afonso Schmidt. Os quatro livros do orador oficial (“Contra Cultura”, “Heróis”, “Onde está o amor?” e “Fé Inteligente”) refletem sobre a espiritualidade e a vivência cristã.

Publicitário, o religioso é mestre em Teologia pastoral pela Latin University of Teology. Vianna atua como responsável pela ONG Vidas Recicladas e por inúmeros projetos sociais na Baixada Santista. Além disso, o orador oficial é o responsável pela implantação e supervisão das igrejas Bola de Neve em diversos lugares do mundo, como a Índia e a Rússia.

A Sessão Solene Comemorativa a 47ª Semana Afonso Schmidt também prstou homenagem às seguintes personalidades do campo cultural da cidade: Cícero Gilmar Lopes dos Santos (PL); Reginaldo Alves do Nascimento (MDB);  Lourimar Vieira (PROS); Orlando Barbosa da Silva (PSDB); Fabiano Bezerra de Melo (PSD);  Carla Luciana Santos Vieira (PSB); Anderson Rodrigues Silva (Republicanos).

Os parlamentares Sérgio Calçados (PSB), Roxinho (MDB), Tinho (Republicanos), Alessandro Oliveira (PL), Guilherme do Salão (PROS), Cabeças Bar (PSD), Topete (PSD) e Afonsinho (PSDB) prestigiaram a solenidade, que contou com a apresentação musical do Coral Infantil do Conservatório Municipal, sob a regência do maestro Alexandre Felipe Gomes.

História - Afonso Schmidt nasceu em 29 de junho de 1890 em  Cubatão. Poeta e crítico ferrenho do fascismo, colecionou comendas como o prêmio da revista O Cruzeiro em 1950. Em 1963 recebeu o Troféu Juca Pato – prêmio intelectual do ano. É patrono da cadeira 138 do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras e membro da Academia Paulista de Letras.