Tinho pede auxílio financeiro para profissionais da cultura da cidade

O vereador Tinho (Republicanos) apresentou ontem (11/05), durante a 7ª Sessão Ordinária, requerimento em que pede a intermediação da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) para a concessão de auxílio financeiro para os profissionais da cultura de Cubatão, que, por conta da pandemia da Covid-19 e a paralisação de suas atividades, estão passando por sérias dificuldades.

“Eles passam por um momento muito difícil para levar de forma digna o mínimo possível para o sustento de sua família”, explicou Tinho. O vereador comentou que recentemente a Câmara se reuniu com integrantes do Movimento Articula Cubatão, que entregaram uma Carta Aberta “Em defesa da Vida e da Cultura Cubatense”, em que se pede algum tipo de ajuda ao setor artístico, que foi o primeiro a parar na pandemia e deve ser o último a retomar suas atividades regularmente.

Rodrigo Alemão (PSDB) comentou que a situação dos profissionais da cultura é grave, uma vez que em virtude da necessidade de isolamento social, não conseguem expor sua arte ao público. O parlamentar também lembrou o imbróglio jurídico que envolveu o modelo de financiamento dos grupos artísticos de Cubatão. A Lei Nº 3232, de 4 de abril de 2008, que instituiu formalmente os corpos estáveis municipais, foi considerada inconstitucional pela Justiça.

O vereador do PSDB ainda fez menção ao projeto de lei Nº 121/2018, de sua autoria, que declara os corpos artísticos como patrimônio cultural imaterial do município de Cubatão. Para Rodrigo Alemão, é preciso ter um posicionamento claro e transparente do Poder Executivo sobre como ajudar na manutenção desses grupos culturais.

Tinho também apresentou requerimento em que solicita ao Poder Executivo a criação do Espaço Conviver "Trocando Ideias", que atenderá jovens, crianças e idosos do Conjunto Afonso Schmidt. O parlamentar disse que no local poderá ser ministrados cursos como empreendedorismo, idiomas, informática, mídias sociais e demais atividades de formação.

Ordem do Dia
Os parlamentares aprovaram, em primeira discussão, o projeto de Lei Nº 02/2021, de autoria de Rodrigo Alemão (PSDB), que define a visão monocular como deficiência visual em Cubatão. Além disso, a matéria define o dia 5 de Maio como o Dia Municipal da Pessoa com Visão Monocular. “A presente proposição visa garantir o respeito à dignidade da pessoa humana, previsto constitucionalmente”, explica o parlamentar na justificativa do projeto.

No projeto aprovado, o vereador chama a atenção para o fato de que os indivíduos com visão monocular têm redução de aproximadamente 25% no campo visual, o que causam enormes dificuldades cotidianas. Como consequência, essas pessoas sofrem com a diminuição de sua orientação espacial, a qual é resultado das sugestões cinestésicas que se extraem da convergência do funcionamento dos olhos.