Tinho solicita contratação de médico para o PS municipal

O vereador Marcos Roberto Silva, o Tinho (Republicanos), pediu em sessão ordinária, a contratação de mais um médico para a equipe do Pronto-socorro (PS) de Cubatão. Segundo o parlamentar, apenas dois profissionais realizam o atendimento diário e um fica de prontidão para possíveis revezamentos ou cobrir emergências no horário de plantão. Além disso, o vereador também mencionou a recorrente demora no suporte aos pacientes que chegam com o quadro de urgência.

Tinho ressaltou que a ampliação da equipe diminuirá a fila de espera na triagem das consultas e agilizará o atendimento dos munícipes. O parlamentar disse que a nova contratação é necessária e acredita que não irá interferir no salário da secretária municipal de Saúde. Para o vereador, os serviços prestados dentro do PS com mais celeridade serão reconhecidos e apropriado para a população cubatense.

Alessandro Oliveira (PL) ressaltou que o caos no atendimento do pronto-socorro é devido a incompetência do chefe do Poder Executivo. Segundo o vereador, a gestão do PS é compartilhada entre administração municipal e empresa prestadora de serviço, no entanto, após a saída de alguns servidores, não foi feito um estudo prévio para a ocupação dos cargos. O parlamentar também comentou que falta atenção do gestor municipal dentro da pasta responsável pela área da Saúde.

Fábio Roxinho (MDB) esclareceu que em 2018, ano em que o contrato compartilhado foi feito, o parlamento cubatense também apontou que o acordo não daria certo. O vereador lembrou que na época, em razão das suas ações junto ao Ministério Público referente a contratação, o chefe do Executivo tinha chances de ter refeito o documento. Segundo Roxinho, na última quinta (27), mais de 60 pessoas estavam aguardando para serem atendidas no PS.

Para Sérgio Calçados (PSB), os relatos das ações do atual e demais governos que já passaram pela cidade de Cubatão são negativos. O parlamentar comentou que a remuneração proposta aos médicos candidatos não é compatível com o exercício do cargo. O vereador ainda ressaltou que os recursos aplicados dentro da administração municipal são procedentes da população e as demandas devem ser atendidas.