Topete pede implantação de canal oficial de atendimento via WhatsApp nas unidades de saúde

Topete pede implantação de canal oficial de atendimento via WhatsApp nas unidades de saúde

Autor: Rodrigo Palassi/ CMC

Por Denise Crescêncio

Frente às dificuldades de contato das unidades de saúde com os munícipes, hoje, em sessão Plenária, o vereador Topete (PSD) solicitou que seja dada a devida atenção ao assunto, propondo a implantação de ferramentas de comunicação digital nas unidades (via whatsapp) para facilitar o agendamento de consultas, exames, disponibilizar informações e orientações básicas de saúde à população e, dessa forma, reduzir o tempo e a sobrecarga no atendimento presencial.

“Temos que melhorar o atendimento, muitas das vezes o munícipe não atende as ligações das unidades de saúde pensando que é spam ou cobranças. O contato via WhatsApp vai ficar registrado no celular da pessoa, vai ser melhor para a marcação das consultas", afirmou Topete.

Alessandro Oliveira (Republicanos) citou que a população precisa crer na saúde do município e, para isso acontecer, é necessário propagar, cada vez mais, as políticas públicas voltadas ao tema. O vereador Tinho (PSD) ressaltou que para além da concretização dessa propositura - de melhorar a comunicação das unidades de saúde com os munícipes - é urgente humanizar o sistema, referindo-se ao atendimento que hoje é prestado pelas unidades.

Para dar andamento à proposta, o vereador solicitou a expedição de ofício à Secretaria Municipal de Saúde requerendo estudos técnicos e operacionais para viabilizar a proposta de criação do canal oficial de atendimento via whatsapp nas unidades básicas de saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).