Topete pede implantação de canal oficial de atendimento via WhatsApp nas unidades de saúde
Por Denise Crescêncio
Frente às dificuldades de contato das unidades de saúde com os munícipes, hoje, em sessão Plenária, o vereador Topete (PSD) solicitou que seja dada a devida atenção ao assunto, propondo a implantação de ferramentas de comunicação digital nas unidades (via whatsapp) para facilitar o agendamento de consultas, exames, disponibilizar informações e orientações básicas de saúde à população e, dessa forma, reduzir o tempo e a sobrecarga no atendimento presencial.
“Temos que melhorar o atendimento, muitas das vezes o munícipe não atende as ligações das unidades de saúde pensando que é spam ou cobranças. O contato via WhatsApp vai ficar registrado no celular da pessoa, vai ser melhor para a marcação das consultas", afirmou Topete. 
 
Alessandro Oliveira (Republicanos) citou que a população precisa crer na saúde do município e, para isso acontecer, é necessário propagar, cada vez mais, as políticas públicas voltadas ao tema. O vereador Tinho (PSD) ressaltou que para além da concretização dessa propositura - de melhorar a comunicação das unidades de saúde com os munícipes - é urgente humanizar o sistema, referindo-se ao atendimento que hoje é prestado pelas unidades. 
 
Para dar andamento à proposta, o vereador solicitou a expedição de ofício à Secretaria Municipal de Saúde requerendo estudos técnicos e operacionais para viabilizar a proposta de criação do canal oficial de atendimento via whatsapp nas unidades básicas de saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).