Topete pede maior agilidade para a realização de ressonância magnética na cidade

Foto: Michel Carvalho

O vereador Topete (PSD) apresentou hoje (19), durante a 30ª sessão ordinária, cinco requerimentos. As solicitações do parlamentares trataram de problemas nas áreas da saúde, da manutenção urbana, do transporte coletivo e da regularização fundiária. Entre os trabalhos apresentados, está o que pede a contratação de uma empresa terceirizada para a realização de exames de ressonância magnética para agilizar o atendimento dos munícipes.

Segundo Topete, os vereadores recebem diariamente inúmeras reclamações da população em relação à demora no agendamento de exame de ressonância magnética. Ele comentou que a espera para realizar o referido procedimento é de três a seis meses, sendo que existem casos em que a pessoa precisou aguardar até um ano. “Existe a necessidade de atender as demandas dos munícipes que necessitam desse exame de imagem específica para completar o diagnóstico de diversos quadros clínicos e doenças", ressaltou Topete. O parlamentar pede ao Poder Executivo que contrate uma empresa terceirizada para realização desses procedimentos, uma vez que as vagas ofertadas pela rede municipal e pelo Estado não são suficientes.

Em outro requerimento, Topete solicitou a regularização fundiária dos bairros Caminho 2 e do Conjunto Mário Covas, ambos na região da Vila Natal. O parlamentar explicou que esse processo legal garante o direito à moradia aqueles que residem em assentamentos informais em áreas urbanas, conforme preconizado pela Lei Federal nº 11.977/2009. Ele disse também que a regularização contribui para a valorização dos imóveis e da área, trazendo mais tranquilidade jurídica aos moradores.

O vereador do PSD pediu também à Prefeitura que providencie o fechamento do canal de esgoto, localizado na Rua das Palmas, na Vila Natal. Topete afirmou que o local está em
péssimo estado de conservação, com diversos vazamentos, o que traz total desconforto para os moradores locais por conta do mau cheiro. O parlamentar chamou a atenção para o fato de que com as fortes chuvas na a Baixada Santista, o problema no canal vem se agravando, pois todo este esgoto é espalhado pelas ruas do bairro, contaminando o solo. "Isso pode causar sérias doenças em crianças e adultos do bairro".

No quarto requerimento do dia, Topete solicitou a implantação de uma central de atendimento da Expresso Fênix, responsável pelo transporte municipal, no centro de Cubatão, uma vez que a referida empresa só conta com uma unidade para atender ao público no bairro Sítio Cafezal. De acordo com o parlamentar, esse problema vem causando diversos contratempos para os usuários do transporte municipal, principalmente idosos, pessoas com deficiência e gestantes. Outra crítica do parlamentar se refere aos canais de comunicação da Fênix que, segundo ele, não prestam as devidas informações à população.

O parlamentar ainda pediu que a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), gestora do Hospital de Cubatão, providencie a instalação de uma cantina ou uma lanchonete na referida unidade, a fim de facilitar o dia a dia de visitantes e acompanhantes, que hoje precisam sair do Hospital para fazer uma refeição ou comer um lanche.