Topete propõe CEV para discutir impactos de viaduto no bairro 31 de Março
Por Nicole Vasques
O presidente da Câmara, o vereador Topete (PSD), solicitou hoje (10/06), em sessão ordinária, a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir os impactos das obras do novo viaduto na entrada do bairro 31 de Março. Segundo o autor do requerimento, é necessário ouvir a Rumo Logística, a Associação de Moradores do bairro e a Prefeitura porque a mobilidade urbana, a infraestrutura local e os espaços de convivência comunitária serão afetados.
O parlamentar afirmou que foi procurado por moradores que estão preocupados com o futuro do campo de futebol comunitário do bairro 31 de Março, cujo espaço está comprometido devido às obras. De acordo com o requerimento, o local desempenha um papel fundamental na integração dos moradores e incentivo à cidadania, por isso será importante conhecer o planejamento, o cronograma, impactos e possíveis alternativas para sua permanência ou readequação.
"Precisamos garantir o diálogo com a empresa responsável, os moradores e o Poder Público buscando uma solução que respeite a comunidade. O nosso dever é assegurar a transparência e a participação popular", disse Topete.
Tinho (PSD) lembrou que, no mandato passado, quando as tratativas sobre a construção do viaduto começaram, foi aberta uma comissão de vereadores para tratar do tema. Na ocasião, os moradores também se mostraram preocupados com a área residencial do bairro 31 de Março. "O que foi tratado, e que nós estaríamos acompanhando aquela obra, foi que a Rumo ao final da obra entregasse o campo, aquela praça esportiva, melhor do que era. Esse é um compromisso", disse Tinho.
O vereador Carioca (PSDB) destacou a relevância da preocupação levantada por Topete. "É uma área de lazer do bairro do 31 de Março. Eu acho que essa Comissão Especial de Vereadores vem no momento certo", ressaltou o parlamentar. Alessandro Oliveira (Republicanos), por sua vez, sugeriu a realização de uma audiência pública para ouvir os anseios da população.
Cobertura em quadras esportivas
Topete apresentou um segundo requerimento solicitando, ao Poder Executivo, a realização de estudos técnicos e orçamentários para a implantação de cobertura em todas as quadras esportivas das unidades municipais de ensino de Cubatão. O objetivo é proporcionar melhores condições para a prática de atividades físicas, esportivas, recreativas e pedagógicas, respeitando, inclusive, apontamento do Tribunal de Contas.
"Tem umas quadras que são cobertas, outras não são. Então, quando chove as crianças não conseguem fazer Educação Física. Eu peço esse estudo à Prefeitura para que, o mais rápido possível, venha a solucionar esse problema das quadras nos colégios", disse o autor do requerimento.