Topete propõe incluir a semana "Axé Mulher Capoeira" no calendário oficial de Cubatão

Topete propõe incluir a semana "Axé Mulher Capoeira" no calendário oficial de Cubatão

Autor: Rodrigo Palassi

Por Nicole Vasques

Os vereadores aprovaram em primeira discussão, ontem (24/06), em sessão ordinária, o Projeto de Lei (PL) Nº 50/2025 de autoria do vereador Topete (PSD). A matéria institui no calendário oficial do município a semana "Axé Mulher Capoeira", a ser realizada na segunda semana do mês de março. A manifestação cultural já acontece anualmente no município, e o objetivo do projeto é oficializá-la.

Na justificativa do projeto, Topete explicou que o Axé Mulher Capoeira foi idealizado em 2012 por Helenara Fernandes da Silva, que depois de ver muita desigualdade e injustiças cometidas contra as mulheres capoeiristas resolveu criar um encontro feminino destinado a elas. O vereador argumentou que, atualmente, esse evento é muito aguardado, já que as capoeiristas compartilham experiências e aprendem umas com as outras.

Ao elogiar a iniciativa do parlamentar, Guilherme Amaral (PSD) recordou da época da escravatura no Brasil e a consequente importância do legado da capoeira. "Tudo que se relaciona à capoeira se relaciona à história do nosso país", disse o vereador. "É uma arte e uma cultura multifacetada que engloba dança, engloba luta. Acredita-se que era uma maneira disfarçada de essas pessoas [escravizados] resistirem às opressões daqueles escravagistas", ressaltou ele.

O Projeto de Lei Nº 91/2025, também de autoria de Topete, que busca instituir a loteria municipal no âmbito de Cubatão, foi retirado da pauta da Ordem do Dia a pedido do parlamentar.