Topete propõe pagamento via Pix no transporte municipal
Por Nicole Vasques
O vereador Topete (PSD) solicitou ontem (20), em sessão ordinária, que a Prefeitura estude a possibilidade de implantação do pagamento via Pix no transporte público municipal. No requerimento, o parlamentar, ao reforçar a importância da medida, também sugeriu a implantação do reconhecimento facial e atualização dos validadores eletrônicos dentro dos ônibus.
Topete propôs o envio de um ofício à empresa responsável pelo transporte público municipal para que faça estudos técnicos e operacionais com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Segundo ele, a aceitação de pagamento via Pix nas viagens promoverá mais praticidade, acessibilidade e agilidade ao usuário, além de evitar transtornos devido à falta de troco em espécie.
"Já a atualização dos validadores com reconhecimento facial garante mais segurança e transparência. Essa tecnologia ajuda a evitar que terceiros usem individualmente cartões de outros usuários, como os de gratuidade ou meia-tarifa, garantindo que o benefício chegue a quem realmente tem direito", explicou.
O vereador destacou que a proposta é simples, mas de grande impacto ao morador que depende do transporte público municipal. "Essas medidas trazem benefícios diretos ao cidadão. O pagamento por Pix, por exemplo, facilita a vida do usuário, elimina a necessidade de andar com dinheiro em espécie, o que além de prático ajuda a reduzir os riscos de assaltos", disse o parlamentar.