Topete quer Censo Municipal para mapear pessoas com deficiência em Cubatão
Por Denise Crescêncio
O vereador Topete (PSD) solicitou em plenário, hoje (21/10), na 34ª sessão ordinária, que o Poder Executivo realize um censo municipal sobre as pessoas com deficiência. De acordo com o presidente da Casa, a iniciativa visa coletar informações desse grupo para a realização de diagnósticos a fim de implementar políticas públicas que atendam às necessidades dessa parcela da população.
Ao mapear o número de pessoas com deficiência em Cubatão, a pesquisa reunirá dados como o sistema de Classificação Internacional de Doenças (CID), gênero, raça, faixa etária, diagnóstico familiar, entre outros, servindo como base à promoção de políticas de inclusão. “O objetivo do Cadastro PCD Cubatão é compreender as nuances do nosso povo, a sua diversidade, vivências e desafios permitindo planejamento nas decisões políticas, [que serão] embasadas em evidências”, defendeu Topete.
Ainda de acordo com o parlamentar, a preocupação com as reabilitações, a garantia de atendimento especializado a crianças com deficiência e a inserção do grupo ao mercado de trabalho motivou a apresentação do requerimento. O documento também solicita ações de contagem e cadastramento no Hospital Municipal e na UPA Central.
Guilherme Amaral (PSD) parabenizou a iniciativa do parlamentar. “Esse Censo Municipal é de criteriosa importância para que nós possamos, a partir de dados, evidenciar e implantar políticas públicas republicanas e de estado”, disse ele.
Carioca (PSDB) defendeu que a obtenção dessas informações possibilitará uma maior atuação por parte do Legislativo. Quanto à empregabilidade, Tinho (PSD) citou que é preciso envolver as prestadoras de serviço do município para que elas esclareçam a disponibilidade de vagas de trabalho às pessoas com deficiência.
Alessandro Oliveira (Republicanos), por sua vez, chamou a atenção para a possibilidade de formar comissões para cobrar do Executivo a aprovação dos requerimentos já validados em plenário, pois, segundo o vereador, esse mesmo pleito já havia sido apresentado por ele em outro momento. “Então a gente acumula requerimento em cima de requerimento e não tem respostas”, lamentou o representante do Republicanos.
Agora, após aprovação em plenário, o requerimento será encaminhado ao Governo Municipal a fim de que sejam viabilizados estudos para a efetivação do pleito.