Topete quer criação de área de espera para profissionais do Samu na UBS Mário Covas
Por Nicole Vasques
O vereador Topete (PSD) pediu na última terça (24/06), em sessão ordinária, que a Prefeitura realize um estudo para a criação de uma área de espera destinada aos profissionais do Samu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto habitacional Mário Covas. Ao explicar a importância do requerimento, aprovado pelos demais parlamentares, o vereador destacou que o intuito é proporcionar bem-estar aos trabalhadores.
Segundo o autor do requerimento, atualmente a ambulância do Samu permanece alocada nas dependências da UBS em questão. Os profissionais de saúde que compõem a equipe de plantão, no entanto, são obrigados a permanecer dentro do veículo durante o período de espera, o que compromete o conforto deles. A fim de manter a ambulância ao lado da UBS, de prontidão, a implantação da nova área se faz necessária.
"A criação de um espaço apropriado proporcionará melhores condições de trabalho e contribuirá para a valorização desses profissionais, que exercem função essencial para a população", disse o vereador.
Tinho (PSD) elogiou a iniciativa de Topete e concordou com a importância da área de espera aos trabalhadores do Samu. "O profissional da Saúde só vai para o atendimento quando é solicitado. E, quanto mais perto ele estiver da municipalidade, é melhor", disse o parlamentar. "Que isso seja em todas as UBS. Que os profissionais tenham seu local onde possam estar de prontidão para uma eventual necessidade, agir com rapidez", argumentou o representante do PSD.
Os vereadores Carioca (PSDB) e Marcinho (PSB) chamaram atenção para a necessidade de ter ambulâncias próximas em casos urgentes. Cléber do Cavaco (PSD), que recentemente apresentou um requerimento pedindo uma nova unidade do Samu no bairro Vila Nova, também ressaltou a importância da iniciativa. "Esse pedido do vereador é louvável. A Fabril também precisa de uma base do Samu lá, a Cota, os bairros que são mais distantes precisam", complementou Cléber.
Com a aprovação, será expedido ofício ao Poder Executivo para a análise do requerimento.