Topete quer criação de área de espera para profissionais do Samu na UBS Mário Covas

Topete quer criação de área de espera para profissionais do Samu na UBS Mário Covas

Autor: Rodrigo Palassi

Por Nicole Vasques

O vereador Topete (PSD) pediu na última terça (24/06), em sessão ordinária, que a Prefeitura realize um estudo para a criação de uma área de espera destinada aos profissionais do Samu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto habitacional Mário Covas. Ao explicar a importância do requerimento, aprovado pelos demais parlamentares, o vereador destacou que o intuito é proporcionar bem-estar aos trabalhadores.

Segundo o autor do requerimento, atualmente a ambulância do Samu permanece alocada nas dependências da UBS em questão. Os profissionais de saúde que compõem a equipe de plantão, no entanto, são obrigados a permanecer dentro do veículo durante o período de espera, o que compromete o conforto deles. A fim de manter a ambulância ao lado da UBS, de prontidão, a implantação da nova área se faz necessária.

"A criação de um espaço apropriado proporcionará melhores condições de trabalho e contribuirá para a valorização desses profissionais, que exercem função essencial para a população", disse o vereador. 

Tinho (PSD) elogiou a iniciativa de Topete e concordou com a importância da área de espera aos trabalhadores do Samu. "O profissional da Saúde só vai para o atendimento quando é solicitado. E, quanto mais perto ele estiver da municipalidade, é melhor", disse o parlamentar. "Que isso seja em todas as UBS. Que os profissionais tenham seu local onde possam estar de prontidão para uma eventual necessidade, agir com rapidez", argumentou o representante do PSD.

Os vereadores Carioca (PSDB) e Marcinho (PSB) chamaram atenção para a necessidade de ter ambulâncias próximas em casos urgentes. Cléber do Cavaco (PSD), que recentemente apresentou um requerimento pedindo uma nova unidade do Samu no bairro Vila Nova, também ressaltou a importância da iniciativa. "Esse pedido do vereador é louvável. A Fabril também precisa de uma base do Samu lá, a Cota, os bairros que são mais distantes precisam", complementou Cléber.

Com a aprovação, será expedido ofício ao Poder Executivo para a análise do requerimento.