Topete quer instalação de unidade móvel do Centro de Referência de Assistência Social

O vereador Topete (PSD) solicitou na última terça (26), em sessão plenária, a instalação de uma unidade móvel do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O parlamentar pede que o Executivo Municipal realize um estudo para viabilizar a criação desse equipamento público, a fim de agilizar o atendimento dos usuários e a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) nos bairros da cidade.

Segundo o parlamentar, alguns postos de atendimento da secretaria municipal de Assistência Social realizam apenas agendamento nos bairros, o que sobrecarrega a demanda no posto central, o qual é o único espaço que realiza o serviço de atualização cadastral. A ideia da unidade móvel do CRAS é tornar o acesso mais fácil e diminuir o fluxo nos postos. Topete acredita que esse novo equipamento representará praticidade para os munícipes, uma vez que terão atendimento completo no bairro onde moram, e não apenas agendamento, como vem ocorrendo nos últimos tempos.

Em seu requerimento, o vereador menciona que CadÚnico permite o acesso a diversos programas sociais, sendo uma ferramenta de extrema importância para a sociedade. “Manter esse cadastro atualizado ajuda muitas famílias em situação de vulnerabilidade social”, destaca o parlamentar. Ele cita, como exemplo, o Auxílio Brasil, disponibilizado pelo Governo Federal, em que o munícipe precisa estar com o cadastro atualizado para ter direito ao benefício. Outro serviço que requer o CadÚnico é a isenção da taxa de coleta de resíduos sólidos.

Outros requerimentos

Alessandro Oliveira (PL) solicitou, via requerimento, que o Poder Executivo realize estudos a fim de elaborar um projeto de lei que faça a adequação do cargo de professor de educação infantil I, de modo a permitir a unificação da classe em torno de um mesmo padrão remuneratório.