Topete quer melhorias no atendimento educacional para jovens e adultos com deficiência

Topete quer melhorias no atendimento educacional para jovens e adultos com deficiência

Autor: Rodrigo Palassi/ CMC

Danilo Bonifácio sob supervisão

O vereador Topete (PSD) solicitou ontem (29/10), em sessão plenária, que o Poder Executivo promova medidas de ampliação ao atendimento educacional para jovens e adultos que necessitam de atenção especializada. De acordo com o parlamentar, a ideia é oferecer a estes jovens um programa educativo-social adequado após a maioridade. 

Na tribuna, o parlamentar explicou que a Unidade Municipal de Ensino (UME) Princesa Isabel, na Vila Couto, não possui estrutura suficiente para atender a demanda total e necessária de munícipes com deficiência, principalmente após a conclusão do ensino nas unidades regulares, gerando preocupações no acompanhamento educacional e social. No requerimento, o chefe do Legislativo Municipal ainda mencionou que, atualmente, o atendimento oferecido nas unidades se restringe a oficinas pedagógicas, carecendo de um programa estruturado com o intuito de promover a inclusão social e o desenvolvimento integral, educacional e terapêutico da pessoa com deficiência. 

Ainda de acordo com Topete, há necessidade de entender como esses jovens serão amparados ao completarem a educação básica. O documento também solicita que o programa possua avaliações em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde. 

Alessandro Oliveira (Republicanos) parabenizou a iniciativa do parlamentar, pontuando a falta de políticas públicas para mães solo e a necessidade de garantir a manutenção contínua do acompanhamento de pessoas com deficiência, como nos casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Marcinho (PSB) também defendeu a importância da continuidade e da ampliação dos trabalhos voltados às pessoas com deficiência, alertando para a qualidade do serviço prestado e cobrando esclarecimentos, dos órgãos responsáveis, sobre como essas pessoas serão atendidas.