Topete solicita nova linha de ônibus e adequação de pajens à carreira do magistério
O presidente da Câmara, o vereador Topete (PSD), solicitou ontem (10/02), em sessão ordinária, que o Governo Municipal crie uma nova linha de ônibus que interligue os bairros dos Bolsões 7, 8 e 9, a Vila Esperança, a Ilha Caraguatá e o Jardim Casqueiro. O parlamentar também requereu ao Executivo que seja implementada a Lei Federal nº 15.326/2026 no município a fim de incluir profissionais que exercem a função de pajem à carreira do magistério.
Pajens no magistério
A Lei Federal nº 15.326/2026 inclui os professores da educação infantil como profissionais do magistério. Com isso, Topete mencionou que há no município profissionais da primeira infância que atuam na função de pajem e desempenham atividades tipicamente docentes. No entanto, em razão da nomenclatura atribuída ao cargo, esses profissionais podem não estar enquadrados na carreira do magistério, mesmo preenchendo os requisitos estabelecidos pela legislação federal.
De acordo com o presidente da Câmara, a medida visa garantir à categoria o direito ao piso salarial nacional e o enquadramento em planos de carreira. "Além do que é justo, conforme a regulamentação da lei, deve ser feito o estudo, o mais rápido possível, pela secretaria competente e pelo [Poder] Executivo, para ajudar aqueles que estão na linha de frente nos cuidados das crianças que mais precisam", avaliou ele.
Em seguida, Marcinho (PSB) defendeu a importância de reconhecer a classe. "Uma grande vitória para estes profissionais que, durante anos, têm carregado isso [a causa] como bandeira". Guilherme do Salão (PSB) chamou a atenção para os baixos salários desses profissionais e para a urgência de valorizá-los. "É uma questão de justiça", disse ele ao citar que também protocolou um ofício sobre o tema no gabinete do prefeito
Nova linha de ônibus
Topete também pediu ao Governo Municipal, por meio da Companhia Municipal de Trânsito (CMT) e das secretarias competentes, a realização de estudos técnicos visando à implantação de uma linha de transporte coletivo que interligue os bairros Vila Esperança, Bolsão 7, 8 e 9, Ilha Caraguatá e Casqueiro. De acordo com o vereador, o pedido foi motivado pelo significativo crescimento populacional nessas regiões, sobretudo, devido à implantação de novos conjuntos habitacionais, o que tem causado aumento expressivo da demanda por transporte público.
O parlamentar afirmou que a criação de uma nova linha contribuirá para a melhoria da mobilidade urbana, redução do tempo de deslocamento, organização do sistema viário e elevação da qualidade de vida da população. Além disso, a realização de estudos técnicos permitirá avaliar a viabilidade operacional da proposta, incluindo itinerário, horários, demanda estimada e impactos no sistema de transporte municipal.