Topete solicita implantação de abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica

O vereador Topete (PSD) solicitou ontem (28), em sessão ordinária, que a Prefeitura realize estudos para implantação de um abrigo para mulheres que são vítimas de violência domiciliar, de modo que elas fiquem seguras e não corram o risco de voltarem ao local onde foram violentadas. “Quando acontece esse tipo de situação, as vítimas vão à delegacia, são atendidas, mas e depois? Como faz para voltar a dividir o mesmo lar com o agressor? E os filhos?”, questionou o parlamentar.

Na justificativa do requerimento, o vereador menciona que quando uma mulher denuncia o agressor às autoridades policiais acaba vivendo em permanente estado de perigo. Segundo Topete, o pedido ao Poder Executivo tem como objetivo a implantação de um abrigo municipal exclusivo para mulheres em situação de vulnerabilidade social, bem como seus dependentes, que tenham sofrido qualquer tipo de violência doméstica.

O local, segundo o vereador, acolherá essas mulheres por um período determinado e oferecerá alimentação, produtos para manter sua higiene pessoal, fraldas para aquelas que estão acompanhadas de bebês, além do básico para passar a noite, como camas e cobertores. Além disso, o abrigo também ofertará apoio psicológico, assistencial, jurídico, em um ambiente confortável e acolhedor.

Jaque Barbosa (PSD) elogiou a iniciativa de Topete e ressaltou que é ainda é preciso avançar muito na consolidação de políticas públicas voltadas às mulheres. A parlamentar lamentou o fato de o Brasil ter batido o recorde de feminicídios em 2022, com uma mulher morta a cada 6 horas. A vereadora defendeu ações protetivas que que permitam que essas mulheres tenham a chance de recomeçarem a vida, longe de seus agressores.

Outros requerimentos

O vereador do PSD também solicitou à Prefeitura que firme um convênio com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de Cubatão. Topete ressaltou que a cidade está passando pelo maior programa de regularização fundiária de toda sua história, com isso, os moradores precisam realizar o processo regulatório do seu imóvel após o recebimento da escritura, o que exige a contratação de um engenheiro ou arquiteto para elaborar um projeto da construção. “Porém muitos desses munícipes não tem condições financeiras de arcar com tal custo, inviabilizando a regularização total do imóvel”, pontuou o parlamentar.

Topete ainda pediu ao Poder Executivo que implante uma ciclovia ligando a Vila Natal aos Bolsões. Segundo o parlamentar, atualmente, os moradores arriscam suas vidas diariamente, circulando pela rodovia para se deslocar de um bairro até o outro.