Topete solicita mudanças nos projetos dos viadutos para reduzir danos

Foto: Felipe Belchior

As obras de implantação dos viadutos rodoviários na Avenida Henry Borden e na Avenida Joaquim Miguel Couto estão causando grande preocupação nos moradores dos bairros Jardim 31 de Março e do Conjunto Padre Manoel da Nóbrega. Por conta disso, o vereador Topete (PSD) apresentou hoje (14), durante a sessão plenária, um requerimento solicitando providências ao Poder Executivo em relação aos projetos da Rumo, concessionária da malha ferroviária, de modo a reduzir os prejuízos à comunidade local.

Topete pede que a administração municipal faça gestões junto à Rumo a fim de que se realize um estudo técnico sobre as mencionadas obras, buscando mitigar os danos sociais do entorno. Segundo o vereador, é preciso fazer alterações nos traçados para que os transtornos à comunidade dos bairros Jardim 31 de Março e do Conjunto Padre Manoel da Nóbrega sejam diminuídos.

No requerimento, Topete menciona que “serão necessárias desapropriações de diversas moradias e comércios, causando sérios problemas socioeconômicos”. O parlamentar quer que o Poder Executivo agende uma reunião com a Rumo para que se aprofunde as discussões sobre esse processo de remoção. “Existem moradores que residem no local há muitos anos”, ressaltou o vereador.

Guilherme do Salão (PROS) criticou o governo municipal por não discutir os projetos com impactos sociais com a população. Segundo o vereador, os estudos de impacto de vizinhança (EIVs) e termos de ajustamento de conduta (TACs) são tratados diretamente com o chefe do Executivo. Ele também disse que grandes obras – como a construção de viadutos – geram insegurança, principalmente naquelas pessoas que investiram seus recursos durante uma vida inteira e agora possivelmente serão removidas.

Rodrigo Alemão (PSDB) fez coro ao parlamentar do PROS e disse que faltou transparência por parte da administração municipal nesse processo de construção de viadutos na cidade. “Tudo foi feito de forma obscura”. O parlamentar comentou que o Poder Executivo estava ciente das futuras desapropriações no local.