Tribuna Popular abre espaço para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Antes do início da sessão ordinária de hoje (4), o presidente da Associação Cubatense de Apoio ao Transtorno do Espectro Autista (ACATEA), o professor Abelardo Sampaio, fez uso da Tribuna Popular para ressaltar a necessidade de implantação de políticas públicas para crianças e adolescentes com TEA. Durante sua intervenção, o educador comentou sobre a caminhada, que aconteceu no último domingo (2), para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.

O presidente da ACATEA comentou sobre a importância da Lei Federal Nº 12.764/ 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O educador destacou o início dos trâmites legais para a consolidar o papel da associação em prol das famílias atípicas da cidade. Ele pediu um olhar mais atencioso dos parlamentares para todas as crianças e adolescentes com deficiência de Cubatão.

Sampaio comentou que a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o objetivo de difundir informações para a população sobre o autismo, buscando reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o transtorno. O professor ressaltou que, segundo a ONU, existem mais de 70 milhões de pessoas com a deficiência no mundo, o que exige um esforço coletivo para garantir o cumprimento das leis em favor das crianças e adolescentes com necessidades específicas. Segundo o idealizador da associação, o autismo deve ser compreendido e respeitado por aqueles que desconhecem a complexidade do tema.

Luto

A sessão ordinária foi encerrada antes do tempo regimental por falta de quórum. As bancadas pediram obstrução da sessão em memória de Janete Abrantes Serra, esposa do ex-prefeito vereador Nei Eduardo Serra, falecida na última sexta (31/03).