Tribuna Popular promove reflexão sobre inclusão, empregabilidade e qualificação do profissional cubatense

Tribuna Popular promove reflexão sobre inclusão, empregabilidade e qualificação do profissional cubatense

Autor: Rodrigo Palassi/CMC

Por Nicole Vasques 

Durante a 40ª Sessão Ordinária, realizada hoje (02/12), a munícipe Maria Aparecida Pacheco fez uso da Tribuna Popular, mecanismo de participação popular criado pelo Legislativo Cubatense. Ela, que é CEO da Associação dos Deficientes de Cubatão (ADEFIC), promoveu uma reflexão sobre a qualificação profissional no município e a empregabilidade de pessoas com deficiência e as com mais de 50 anos, além da necessidade de valorizar o Polo Industrial.

Bacharel em Administração de Empresas e representante de associações do terceiro setor, Maria Aparecida lembrou que, em breve, a Baixada Santista será impactada por mudanças como a Terceira Pista da Rodovia dos Imigrantes e o Túnel Santos-Guarujá. Maria pediu aos presentes que refletissem se a cidade de Cubatão está preparada para essas transformações e citou que é preciso estabelecer uma comunicação com as empresas envolvidas para que elas possam selecionar mão de obra local.

Ainda na tribuna, ela aproveitou o espaço para evidenciar a falta de acessibilidade a pessoas com deficiência nos espaços públicos de Cubatão. “Falo de acessibilidade em todos os sentidos. Para o nosso comércio de Cubatão é necessário que façamos um estudo porque nós não temos banheiros acessíveis, não temos calçadas acessíveis”, exemplificou.  

Por fim, a CEO da ADEFIC avaliou que o município é um celeiro de oportunidades em função do Polo Industrial e, portanto, deve ganhar mais destaque por meio da união entre a indústria, o Poder Público e a sociedade civil. “Nós temos talentos, nós temos muitas pessoas aqui que não permaneceram em Cubatão, como eu. Mas, eu estou de volta e quero contribuir com a minha cidade, não como funcionária, mas sim como empreendedora”, finalizou Maria Aparecida.  

Tribuna Popular

Estabelecida pela Resolução n° 2.851, de 28 de dezembro de 2016, a Tribuna Popular é um mecanismo de participação popular criado pelo Legislativo Cubatense, em que os munícipes têm espaço para apresentar críticas, sugestões e comentários sobre temas de interesse coletivo no plenário da Câmara.

A Tribuna Popular ocorre antes do início da primeira e da terceira sessões ordinárias do mês e tem a duração máxima de dez minutos. Para fazer uso do espaço, o cidadão interessado deve apresentar requerimento, por escrito, à Mesa Diretora da Câmara, entregue no setor de protocolo da Casa de Leis, com antecedência mínima de cinco dias da data requerida. 

No requerimento, o munícipe deve informar sua qualificação pessoal, o segmento ou organismo da sociedade civil que representa e o assunto a ser tratado. O documento também deverá ainda ser subscrito por, no mínimo, cinco outros cidadãos, devidamente qualificados. 

Mais informações sobre o projeto Tribuna Popular podem ser obtidas pelo telefone (13) 3362-1000 ou pelo e-mail protocolo@cubatao.sp.leg.br.